Como fazer marketing pessoal: 5 dicas práticas

Vinicius Pestana

Updated on:

Mulher fazendo marketing pessoal

Cuidar do marketing de uma empresa é essencial: disso todos sabem. Mas algumas pessoas esquecem algo tão fundamental quanto isso: o marketing pessoal.

Ele pode ajudar muito os empreendedores, tanto no momento de cativar os clientes quanto na hora de fazer contatos importantes. Com algumas atitudes simples e pequenas mudanças de hábito, é possível melhorar sua imagem e passar apenas boas impressões.

Estar sempre preparado para conhecer pessoas e lidar com o público é apenas o primeiro passo. Para cuidar bem da sua imagem, é preciso compreender um pouco sobre as ferramentas de marketing e, principalmente, pensar em seus projetos desde o início.

Veja algumas atitudes que auxiliam na construção de um bom marketing pessoal:

1 – Tenha visão

Falta de organização é um dos maiores pecados dentro de empresas. É preciso ter visão: planeje as ações futuras com calma e antecedência. Fazer muitas coisas sem planejar é um erro enorme, que acaba manchando a imagem de alguns profissionais.

2 – Cumpra promessas

Prometeu? Faça. Mas antes, pesquise e analise os pedidos para ter certeza de que você poderá oferecer um bom resultado. Nunca prometa a um cliente ou colaborador algo que você sabe que não conseguirá cumprir.

3 – Invista em marketing

Cartões de visita são básicos: todo empreendedor deve ter. Nos dias de hoje, uma boa pedida é investir (tempo e dinheiro) no marketing digital. Bons sites e redes sociais atualizadas aproximam os clientes de você e de sua empresa, melhorando os negócios.

4 – Saiba ouvir

Demonstre interesse nas pessoas: pergunte e, principalmente, saiba ouvir bem as respostas. Também é fundamental estar preparado para receber críticas e sugestões, já que ambas são extremamente importantes para a otimização e o crescimento de sua empresa.

5. Seja agradável

Tratar bem as pessoas, com respeito e cordialidade, é uma das principais chaves para o sucesso. A educação e as boas maneiras são as melhores formas de conquistar a confiança dos indivíduos e demonstrar credibilidade.

O marketing pessoal é, acima de tudo, cuidar bem de você mesmo, tanto por fora quanto por dentro. Além de ser uma ótima maneira de se aproximar do seu público-alvo, essas atitudes também ajudam a melhorar a auto-estima e a motivação na hora de trabalhar.

Então, o que você está esperando para começar a dar mais atenção à sua imagem?

Deixe um comentário