Como não desistir da dieta: 7 dicas para manter-se firme e forte

Vinicius Pestana

Updated on:

Que atire a primeira pedra quem nunca começou uma dieta e desistiu antes de chegar ao final. Um dos principais motivos da desistência é a dificuldade para se manter nas regras e não ver os resultados imediatamente. Para perder os quilinhos extras e chegar ao resultado esperado, é necessário persistir e não deixar a preguiça ou a gula vencer a batalha. Para algumas pessoas é fácil emagrecer, mas nem sempre é simples manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e se manter na linha com a comida. Atenção para essas dicas infalíveis para que você não se renda no meio do caminho e conquiste seu objetivo.

1 – Faça um diário

Criar um diário alimentar pode ajudar (e muito!) a reeducar sua alimentação. Anote tudo o que você come, mesmo a balinha depois do almoço, de preferência acompanhado do seu valor calórico. Dependendo da dieta que você está seguindo, é importante contar as calorias ingeridas. Se a sua dieta é mais liberal, faça uma análise se tudo que você come durante o dia é realmente necessário. O que não for, descarte.

2 – Salada pode!

A maioria dos legumes e verduras trazem muitos benefícios para o organismo, além de ajudar a emagrecer e manter uma boa saúde. Abuse das saladas nas refeições, optando por alimentos frescos e menos calóricos. As cores também são importantes, por isso monte pratos com uma variedade colorida de saladas.

3 – Emagrecer não é mágica

Sabemos que não é possível emagrecer numa passe de mágica, tão pouco dormir com quilinhos extras e acordar sem eles. Mudanças levam tempo, por isso você precisa se acostumar com essa ideia. Não desista só por que não está vendo resultados nos primeiros dias, eles podem levar mais algum tempo para aparecer.

4 – Menos é mais

Para emagrecer, é preciso manter o metabolismo funcionando e queimando gordura. Quando ficamos muito tempo sem comer, o organismo entende que deve estocar gordura, o que não é bom para quem quer perder peso. Por isso, é importante se alimentar a cada 3h ou 4h, no máximo. A dica é comer uma fruta ou barrinha de cereais entre as refeições.

5 – Beba água

A água é importante para manter o organismo saudável. Uma dica é tomar dois copos de água antes das principais refeições, pois a água tem um efeito que “engana” o cérebro ao liberar hormônios envolvidos no controle da saciedade. Assim, na hora da refeição, você ficará satisfeito comendo pouco.

6 – Visualize os resultados

Um dos maiores estímulos na hora da dieta é o visual. Uma das formas de utilizar o estímulo visual é colar na porta da geladeira, ou em outro lugar visível, uma foto que mostre aquelas gordurinhas que você quer perder. Outra forma é usar uma foto de alguém que lhe sirva de inspiração, como uma meta de onde você espera chegar com a dieta. Também é importante acompanhar o seu desempenho e comemorar cada vitória durante a dieta. Tire foto de antes e depois, e procure se inspirar no que você já conquistou.

7 – Exercite-se

Por último, mas não menos importante, a dica é se exercitar. Vale qualquer coisa: caminhada, malhação, aeróbica, dança ou até pular corda. O importante é você separar na sua rotina um tempo diário para fazer um exercício físico. Além de potencializar a sua dieta, o exercício irá melhorar sua circulação, fôlego, e várias outras funcionalidades do organismo.

Escolha a dieta que mais combina com você e leve em consideração essas dicas. Persista e acredite que você pode chegar lá!

Deixe um comentário