Como ser mais produtivo trabalhando de casa?

Vinicius Pestana

Updated on:

Smartphone, laptop e material para anotações em cima de mesa

Uma das grandes tendências do mercado de trabalho moderno, é a possibilidade de realizar suas tarefas diárias sem precisar sair de casa.

O termo conhecido como Home Office, parece um sonho, entretanto, muitas pessoas ainda questionam a sua eficácia, sendo comum nos perguntarmos: como ser mais produtivo trabalhando em casa?

Encontre o seu ambiente de trabalho

O primeiro passo para começar a aumentar sua produtividade trabalhando em casa é definir um ambiente de trabalho em que você consiga focar no que está fazendo. O ideal é buscar algum lugar que você consiga esquecer que está em casa, pois o aconchego do próprio lar pode ser um grande inimigo da produtividade.

Se você possui um cômodo que possa ser transformado em escritório, perfeito! Ele vai possibilitar que seu local de trabalho tenha um certo distanciamento do restante da casa. Entretanto, se não há possibilidade de criar uma peça somente para ser sua área de trabalho, a solução está em mesclar o escritório com outros ambientes.

O melhor nesses casos é escolher uma mesa e uma cadeira confortável para ocuparem uma parte da sala de estar ou do quarto. Para isso, a dica é tentar se instalar o mais perto de uma janela e de costas para qualquer fator que possa lhe chamar a atenção, como a cama ou a televisão.

Determine horários fixos

Outro fator essencial para quem busca aumentar sua produtividade trabalhando em casa, é determinar horários fixos de trabalho, gerenciando seu tempo.

Em uma empresa você deve cumprir uma jornada de trabalho diária, e em casa não precisa ser diferente. O importante aqui não é definir somente se serão trabalhadas 4, 6 ou 8 horas por dia, mas também quando você deve começar e qual a hora de parar.

Tenha metas diárias

Além dos horários e de um espaço bem definido para realizar seus trabalhos, é indispensável que você estipule metas diárias a serem batidas. Essa é uma forma muito eficiente para produzir mais, e pode gerar ainda melhores resultados quando as metas forem estipuladas a partir do método GTD, em seu conceito de fazer acontecer.

Metas bem organizadas são mais fáceis de serem alcançadas, e assim, além de produzir mais, você também estará melhorando os rendimentos do seu negócio.

Conte com ferramentas de gestão de tarefas

Depender de um ambiente caseiro de trabalho já pode ser um obstáculo, mas quando somado com uma falta de gestão diária eficiente, tudo tende a dar errado.

É por isso que hoje em dia existem diversas ferramentas de gestão, como a 5W2H, por exemplo, que, de uma forma inteligente, busca uma melhor otimização de tempo e aumento de produtividade.

Produza mais sem sair de casa!

Agora você já sabe como ser mais produtivo trabalhando em casa! Lembre-se das dicas para criar um ambiente propício para trabalho, determinar horários e metas, e encontrar ferramentas que ajudem na sua gestão de tarefas diárias. Bom trabalho e até a próxima!

Deixe um comentário