Cozinha Segura Para Crianças: Dicas para Evitar Acidentes

Tem filhos e pensa em como tornar sua cozinha segura para crianças?

Crianças são cheias de imaginação, energia e vontade de brincar e descobrir coisas novas. Por isso, a cozinha é um dos espaços que mais chama a atenção dos pequenos: ela é cheia de eletrodomésticos, utensílios, acessórios, recipientes, móveis… Enfim, é um espaço repleto de coisas que acabam aguçando a imaginação e a curiosidade de uma criança.

Como isso tudo representa uma série de perigos, faz muitos pais evitarem que seus filhos tenham acesso à cozinha. Para você não ter que tomar essa medida drástica e poder dividir o espaço da cozinha com os pequenos, ajudando-os a descobrir a culinária aos poucos, confira algumas dicas de como tornar a cozinha segura para crianças.

Cuidados para tornar a cozinha segura para crianças

Cuidados com utensílios

Um dos principais causadores de acidentes envolvendo crianças na cozinha é o fácil acesso que elas podem ter a objetos pontiagudos, afiados ou com superfícies que machucam (como uma panela quente ou um processador de alimento, por exemplo). Mantenha talheres, até mesmo aquelas facas menos afiadas, longe do alcance das crianças, guardados em armários altos ou em gavetas que possuam travas. O mesmo vale para jarros de vidro, panelas, recipientes grandes/pesados que armazenam ingredientes, sacos plásticos (por apresentarem risco de sufocação), entre outros.

Quando usar esses utensílios ao cozinhar, tenha cuidado para não deixá-los na beirada da pia, da mesa e principalmente do fogão. O fogão, aliás, por motivos óbvios traz cuidados extras: ao cozinhar dê preferência para as bocas de trás e deixe os cabos das panelas sempre virados para dentro. Outros eletrodomésticos, como a geladeira e o forno (seja ele acoplado ao fogão ou não) também se tornam mais seguros se tiverem uma trava que impeça que uma criança abra suas portas com facilidade.

Cuidados com o ambiente

Além de utensílios e eletrodomésticos, outros elementos da cozinha e até da decoração podem parecer inofensivos, mas têm potencial para causar acidentes. A toalha de mesa, por exemplo, deve ser evitada, já que com um puxão o seu filho pode acabar virando todo o conteúdo da mesa em cima de si. Também não deixe cadeiras, banquinhos e mesas baixas próximas aos armários e ao fogão, assim as crianças não terão como subir na cadeira para mexer em talheres ou panelas, por exemplo.

Outras dicas bem práticas e fáceis podem evitar acidentes:

  • Mantenha o chão da cozinha sempre bem sequinho ou utilize antiderrapantes, que evita tombos caso as crianças resolvam brincar de maratona na cozinha.
  • Deixe a lata de lixo sempre muito bem fechada e fora do alcance das crianças.
  • Mantenha fósforos e acendedores automáticos longe da vista (e do alcance) dos pequenos.
  • Não armazene produtos de limpeza na cozinha. Caso você precise deixá-los na cozinha, guarde-os em armários altos e nunca dentro de embalagens velhas de alimentos, isso pode confundir não apenas as crianças, mas também adultos.

Dica extra:

Como já dito antes, crianças são super agitadas, curiosas, inventivas e cheias de energia. Por isso, elas tendem a ficar bem interessadas na cozinha, que é repleta de coisas que chamam a atenção dos pequenos. Uma forma positiva de aproveitar esse interesse é ter uma porta de algum armário baixo reservada para a criança, e nela guardar alguns itens como peneiras, colheres, embalagens vazias e potes para a criança brincar.

Assim você estimula a criatividade da criança e pode até passar um tempinho a mais com ela enquanto cozinha. Com o tempo, vá adicionando novos itens, mas lembre-se de somente escolher objetos inofensivos – ao cantinho da criança, e lhe ensine sempre sobre os perigos que a cozinha oferece.

Ensinando a segurança às crianças

Regras básicas de segurança

  • Nunca toque em coisas quentes: Ensine às crianças a nunca tocar em objetos quentes, como panelas e frigideiras.
  • Mantenha distância do fogão: As crianças devem manter uma distância segura do fogão quando ele estiver ligado.
  • Lave bem as mãos: Ensine às crianças a importância de lavar bem as mãos antes de comer e depois de manusear alimentos.

Supervisione sempre

A supervisão é essencial para garantir a segurança das crianças na cozinha. Nunca deixe uma criança sozinha na cozinha, mesmo por um curto período.

Gostou das dicas sobre como fazer uma cozinha segura para crianças?

Seguindo essas dicas, você pode criar uma cozinha segura para seus pequenos curiosos. Lembre-se, a segurança é uma responsabilidade compartilhada. Ao trabalhar juntos, podemos proteger nossas crianças e evitar acidentes!

-> Não deixe de conferir nosso conteúdo com dicas para casa mais segura para crianças, também!

Deixe um comentário

Share via
Copy link