84 utensílios indispensáveis para cozinha

Vinicius Pestana

Updated on:

Utensílios de cozinha

Garanto que os primeiros utensílios indispensáveis para cozinha que você lembrou de colocar no enxoval quando saiu da casa dos seus pais para ter o seu próprio espaço foram um jogo de panelas e os conjuntos de pratos, copos e talheres. Os familiares e os amigos provavelmente lhe presentearam com esses e alguns outros itens básicos, né?

Mas é normal que vários utensílios essenciais acabem ficando de fora. Afinal, são muitos! E a gente só se dá conta quando vai cozinhar ou receber amigos para jantar, precisa desses itens e não os tem.

Pensando nisso, preparamos esse post com uma lista super completa de utensílios indispensáveis para cozinha para você revisar o que já possui e o que ainda falta providenciar antes que fique na mão! Claro que a ordem de prioridade e a utilidade dos itens abaixo podem mudar de lar para lar, dependendo da rotina na cozinha de cada um. Por isso, vale avaliar o quão essencial é cada item da lista para você antes de comprá-lo.

 

O básico do básico

Vamos começar pelo que você já deve ter ou pelo menos lembrado de colocar na sua lista. São itens básicos e óbvios, mas que é sempre bom checar para ver se realmente não passaram batidos.

Jogo de panela com tamanhos variados (é bom ter caçarolas de duas alças e panelas de cabo único) Panela de pressão (4,5 litros é um tamanho médio bom para começar)
Frigideira (fica a escolha de comprar uma ou várias de tamanhos diferentes) Conjunto de pratos, com opções rasas e fundas
Copos de capacidades variadas Conjunto de xícaras com pires
Canecas Jogo de talheres (colheres, garfos, facas com e sem ponta)
Conjunto de facas variadas

Aqui temos também os eletrodomésticos, como: batedeira, cafeteira, liquidificador, torradeira, micro-ondas… Que vão variar muito conforme sua necessidade no dia a dia!

Quer deixar sua cozinha ainda mais colorida e estilosa?
Veja nossas dicas de modelos de liquidificador vermelho!

Organizadores

Esses são os utensílios indispensáveis para cozinha que garantirão a ordem no seu espaço e o resguardo de certos suprimentos.

Prendedores plásticos (para fechar embalagens abertas) Sacos plásticos com fecho hermético (Zip Lock)
Ganchos de parede (para pendurar avental, panos de pratos, luvas, tábuas e talheres) Potes plásticos com tampas (diferentes tamanhos, formatos e profundidades)
Suporte de parede para rolos de papel-toalha, filme-plástico, papel-alumínio e sacos plásticos Porta-guardanapos
Porta-palito de dente Porta-mantimentos (para arroz, feijão, farinha etc)
Cesta para pães Fruteira (já que nem todas as frutas e legumes devem ficar na geladeira)
Porta-talheres de gaveta Puxa-saco

 

Para a mesa de jantar

São utensílios tanto decorativos como funcionais, complementares aos utensílios básicos do início da lista.

Trilho de mesa (perfeito para decorar a mesa enquanto ela não é usada) Toalhas para ocasiões especiais e para o dia a dia
Jogo americano Jogo de descanso para panelas
Porta-copos Jogo de taças
Saca-rolha Bandeja
Formas e balde de gelo Garrafas (para suco e para água)
Pegador de massa e saladas Concha
Escumadeira Colher grande
Garfo trinchante Cortador de pizza
Porta-frios Açucareiro
Saleiro Potes de sobremesa
Garrafa térmica

 

Proteção

Esses são utensílios indispensáveis para cozinha essenciais para garantir a proteção de quem usa o espaço e também dos alimentos, em geral.

Avental Luvas térmicas
Tampa para fritura Película protetora para alimentos
Mosquiteiro de frutas

 

Preparação de alimentos

Esses utensílios são os mais comuns de serem esquecidos (porque só na hora de cozinhar os detalhes aparecem) e, ao mesmo tempo, os que mais podem fazer falta, já que garantem a praticidade na hora H.

Abridor de lata Acendedor multiuso
Espremedor Ralador
Escorredor de massa Batedor de carne
Descascador Jarra, colher e copo medidores
Fechador de pastel Batedor de arame (aquele usado para bater ovos, por exemplo)
Rolo de massa Peneiras de diferentes tamanhos
Funil Chaira de aço (para afiar facas)
Conjunto de travessas de vidro Jogo de assadeiras de inox
Formas para pizzas, pães e bolos (retangulares e redondas) Forma de pudim
Tesoura Pincel
Espátula Leiteira

 

Itens de higienização da cozinha

Quando falamos em cozinha, pensamos logo na alimentação e no preparo de alimentos, e acabamos esquecendo que existe, depois de tudo isso, a limpeza. Essa parte da lista é reservada aos itens envolvidos na limpeza de utensílios e da cozinha em geral.

Rodinho de pia Panos de limpeza para a pia
Panos multiuso Panos de prato
Escorredor de louça Escorredor de talheres
Escova para a pia Filtro para ralo
Luvas de silicone Desentupidor de pia
Lixeira grande (15 litros ou mais) Lixeira pequena para restos de alimentos, que possa ficar na pia (média de 5 litros)

 

Por qual tipo de material optar?

Existem diversos materiais e depende muito do tipo de utensílio, então você deve pesquisar caso a caso. Mas, aqui vão alguns pontos importantes sobre o plástico, a madeira, o vidro e o inox (materiais mais comuns).

A vantagem de utensílios de plástico é que não quebram – não tão tão fácil, pelo menos – quanto o vidro. Em contrapartida, o plástico tem em sua composição substâncias que podem contaminar os alimentos quando levados ao calor (exemplo: potes no micro-ondas).

Já o vidro é mais elegante, além de ser mais indicado para a conservação de alimentos. Também são apropriados para ir ao forno, assim como o inox.

A madeira, em geral, não é muito recomendada. Quando molhada, demora para secar, o que significa umidade e risco de mofo e proliferação de bactérias. Então, evite colheres de pau, tábua de madeira ou mesmo talheres com cabo neste material.

 

Onde pesquisar preços e comprar

Foi-se o tempo que você precisaria tirar um final de semana inteiro para ir até diversos lugares pesquisar preço e providenciar tudo isso. Hoje, você pode comprar tudo pela Internet, sem sair de casa, filtrando e comparando os preços de maneira bem mais rápida e prática 🙂

Veja alguns lugares que – você provavelmente já conhece – são referência em eletrodomésticos e utensílios para casa.

  • Schumann: Tem uma categoria específica para utilidades domésticas, como faqueiro e talheres, acessórios de limpeza, utensílios de churrasco e mais.
  • Polishop: Tem diversos eletrodomésticos diferentes e multifuncionais (pelos quais é bem famosa), além de alguns acessórios para cozinha.
  • Ricardo Eletro: Outra alternativa ideal para pesquisar e comparar opções de utilidades domésticas e eletrodomésticos.
  • Casas Bahia: Bastante conhecida, a marca tem um site muito completo também: de móveis a eletrodomésticos e aos mais variados utensílios para sua cozinha

 

Ufa! É isso. Espero que aproveite a lista. Fizemos do modo mais completo e organizado possível! Fique à vontade para comentar se você achou que faltou algo! Até a próxima! 🙂

Deixe um comentário