É normal acordar com dor de cabeça?

Lucas Silva

acordar com dor de cabeça

Muitas pessoas reclamam que costumam acordar com uma dor de cabeça que acaba passando após algumas horas¹. Justamente por isso, é comum pensar que ela não é um grande problema, afinal a dor passa rapidinho – porém isso é um grande erro. Esse tipo de dor de cabeça (chamada cefaléia do despertar) é um forte indicio de que você pode estar sofrendo de algum distúrbio do sono².

Eventualmente, sentir dor de cabeça ao acordar é algo até normal, podendo ser desencadeado por uma noite de sono mal dormida, por exemplo. Porém, quando esse tipo de dor é muito recorrente – com uma frequência de 15 dias por mês – e por vezes acompanhada de foto ou fonofobia (muita sensibilidade a barulhos e à luz), isso pode ser um indicador de que você sofre de apneia do sono³.

Esse tipo de dor pode se manifestar em ambos os lados cabeça, na região da testa e até na nuca¹. A apneia do sono (ou seja, a pouca oxigenação enquanto se está dormindo) faz com que o dióxido de carbono se acumule nos vasos sanguíneos, dilatando-os e, por consequência, causando aquela sensação de “aperto” na cabeça¹. E quanto mais tempo dormindo, maior o acúmulo do gás e mais forte é a dor de cabeça¹. Com o tratamento adequado da apneia do sono, a cefaleia do despertar também tende a cessar.

Porém, essa não é a única causa de dores de cabeça ao acordar. Além da apneia, outros distúrbios do sono podem causar essa dor², além de roncos severos² e ainda fatores anatômicos, bioquímicos e fisiológicos que, geralmente, envolvem alterações de humor relacionados à produção dos hormônios serotonina e a melatonina³. Outros possíveis causadores de cefaleia do despertar são fatores de risco, como idade, sexo, obesidade, ansiedade, síndrome das pernas inquietas, insônia e pesadelos³.

Caso você sofra constantemente com dores de cabeça ao despertar ou acorda no meio da noite com cefaleia, procure um médico, pois o problema pode ser mais sério do que a simples dor de cabeça pode indicar. E lembre-se: para aliviar os sintomas da dor de cabeça, conte com Anador.


Referências:

  1. Marcio C. Mancini, Flavio Aloe, Stella Tavares. Apnéia do Sono em Obesos. Arq Bras Endocrinol Metab. 2000 fev;44(1):81-90.
  2. Fabiana Mansur Varjão, Janaina Habib Jorge, Karin Hermana Nepelenbroek, Francisco Guedes Pereira de Alencar Júnior. Cefaléia, Tipo Tensional. Revista Saúde e Pesquisa. 2008 maio-ago;1(2):185-191.
  3. Fabiana Yagihara, Ligia Mendonça Lucchesi, Anna Karla Alves Smith, José Geraldo Speciali. Primary headaches and their relationship with sleep. Sleep Sci. 2012;5(1):28-32.

1 comentário em “É normal acordar com dor de cabeça?”

Deixe um comentário