Como acabar com as olheiras

Vinicius Pestana

Updated on:

Mulher tentando acabar com as olheiras

Quem nunca teve que ficar acordada até tarde por causa de um compromisso ou tarefa e, ao acordar cedinho no outro dia (para mais compromissos e tarefas), se desesperou tentando descobrir como acabar com as olheiras? A boa notícia é que cremes e outros truques caseiros podem resolver o problema. Confira algumas dicas para acabar com o visual “ursinho panda” depois de uma noite de pouco sono!

O que causa olheiras?

Você sabia que não é somente o cansaço e a falta de sono que podem causar as olheiras? O principal fator que faz a pele abaixo dos olhos ficar mais escura é genético: pessoas com a pele mais morena (como descendentes de árabes e latinos, por exemplo) tendem a ter mais pigmentação na pele das pálpebras – ou seja, a pele dessa área é naturalmente mais escura.

E claro que, além dessa pré-disposição, também existem fatores externos e hábitos que podem ser a causa das olheiras. Um deles é a vascularização da pálpebra, ou seja, quando o fluxo de sangue nessa região da pele fica muito intenso e os vasos sanguíneos se dilatam.

Aí, como a pele da pálpebra é cerca de 20 vezes mais fina do que a pele do restante do nosso corpo, essa dilatação dá aquele aspecto “judiado” à região. Esse efeito pode ter várias causas, e é aqui que entra a privação de sono e o estresse. Além disso, fumo, bebida em excesso, alergias, má alimentação e até mesmo o período da menstruação podem ser causas de olheiras.

Como acabar com as olheiras?

Usar algumas receitas caseiras e mudar certos hábitos são dicas para quem procura saber como eliminar as olheiras. No caso de quem sofre com isso devido à questões genéticas, o melhor mesmo é contar com cremes para olheiras que são produzidos à base de ácido tioglicólico, ácido kójico, vitamina C, cafeína e chá verde – mas que devem ser prescritos por um dermatologista.

Além dos cremes específicos, algumas práticas têm o potencial de trazer benefícios para a pele e tirar as olheiras. Fazer massagens nas pálpebras, ter uma boa noite de sono, praticar atividades físicas e relaxantes, manter hábitos saudáveis (como não fumar), usar protetor solar (mesmo fora do verão) e fazer compressas com chá de camomila ajudam a reduzir olheiras.

Dicas e truques caseiros para acabar com as olheiras

Além disso, você também pode usar alguns truques caseiros. Confira 3 dicas práticas e fáceis para tirar as olheiras:

  • Esmague 5 a 6 folhas de hortelã e aplique sobre o olhos, deixando agir por 10 minutos, depois retire com água;
  • Deixe um pepino gelar, corte-o em rodelas e depois coloque-as sobre os olhos, deixe agir por 30 minutos e então lave as pálpebras com água morna;
  • O mesmo processo do pepino pode ser feito utilizando batata.

Deixe um comentário