Como escolher a melhor cama box de casal

Vinicius Pestana

Updated on:

Cama box de casal.

Além de economizar espaço porque dispensa a convencional estrutura de madeira ou metal comum nas camas tradicionais (assim, ela ocupa somente o espaço do colchão), a cama box tem um visual mais clean. Outra vantagem é que os acidentes nas quinas da cama não existem com esse modelo.

Mas, como todo item para a casa, existem alguns quesitos que devem ser avaliados e comparados com cuidado para a melhor compra possível. Confira essas dicas de como escolher a sua!

Tipos de cama box casal: vantagens e desvantagens

Antes de começar, é importante entender bem o que é uma cama box e os modelos existentes no mercado. Em geral, a cama box é, como o próprio nome sugere, a base para receber o colchão. Existe também a cama box conjugada, que é composta pela base + colchão, fazendo grande contraponto aos demais modelos.

Para entender melhor, confira a seguir os tipos de cama e as vantagens e desvantagens de cada um!

Cama box conjugada

Esse modelo é, conforme dito acima, base + colchão em um só. A vantagem é que, normalmente, essa cama tem o preço menor que as demais.

Cama box de casal conjugada.
Fonte: Pontofrio

A desvantagem é que os lençóis e protetores precisam ser sob medida por causa da sua altura. Existe também dificuldade na higienização: já que o colchão não pode retirado e colocado para arejar ou secar (no caso de molhá-la em algum acidente, por exemplo). Além disso, quando o colchão desgasta é preciso trocar tudo, gastando novamente o valor total.

Cama box simples

É a base mais simples para receber o colchão, que deve ser comprado à parte.

Base box para colchão de casal.
Fonte: Pontofrio

Diferentemente do modelo conjugado, aqui e nos modelos abaixo listados, você troca apenas o colchão quando está desgastado. Além disso, a higienização é mais completa e fácil de fazer nesse tipo de cama e no seu colchão.

Cama box baú

Essa cama é, na verdade, um baú: tem espaço para guardar dentro dela o que você precisar.

Cama box baú de casal.
Fonte: Pontofrio

Essa é a grande vantagem desse modelo: o bom aproveitamento do espaço, que é crucial para quem tem quarto pequeno, por exemplo, ou prioriza móveis multifuncionais.

O compartimento pode ser de dois tipos: inteiro (acima) ou dividido (abaixo).

Cama box baú de casal bipartida.
Fonte: Pontofrio

O baú com divisão é indicado para os colchões de maiores tamanhos! Além de permitir maior organização, a bipartição da cama acaba proporcionando uma ótima estrutura reforçada para receber colchões maiores. Como se fossem duas camas de solteiro, então, são 12 pés na base. Isso minimiza muito os afundamentos no centro do colchão (aquele efeito “canoa”), comuns de aparecerem com o tempo se o colchão não tem o apoio ideal. Além disso, a bipartição facilita a passagem da cama pela casa (como portas, escadas e elevadores).

Cama box com gaveta

Essa é, basicamente, uma alternativa à cama baú para quem também quer aproveitar espaço e optar por móveis multifuncionais (embora o espaço das gavetas acabe sendo menor que o do baú, o acesso fica mais fácil).

Cama box de casal com 4 gavetas.
Fonte: Pontofrio

Tamanhos de cama e como escolher o melhor para você

Depois de escolher o tipo de cama que mais atende suas necessidades, o ideal é ir para o tamanho da cama, que varia bastante (a cama box de casal é o modelo que mais apresenta variações). São quatro medidas diferentes:

Tamanhos de camas e colchões.
Fonte: Valle Enxovais
  • Casal padrão: 1,38m x 1,88m
  • Queen size: 1,58m x 1,98m
  • King size: 1,86m x 1,98m
  • Super King size: 1,93m x 2,03m

Os fabricantes ainda aceitam encomendas sob medida. No entanto, é preciso lembrar que, nesse caso, o colchão também precisa ser encomendado.

Para determinar o tamanho ideal da sua cama leve em consideração o tamanho do seu quarto e o quanto de espaço você e seu companheiro(a) consideram confortável. É importante saber que é recomendado ter 60 cm para livre circulação no quarto, entre cama e os demais móveis do ambiente.

Algumas dicas ao comprar sua cama:

  • Preste atenção ao peso suportado pela cama;
  • Pés de rodinhas garantem fácil e prático deslocamento da cama;
  • A qualidade e resistência dos pés é importante;
  • Cama com pés permite, de maneira mais prática, a limpeza do chão;
  • Nas camas baú, atenção às articulações (em geral, fechamento com pistão é mais resistente que o fechamento com molas).

Mas e o colchão?

Excluindo o modelo conjugado, ao comprar a cama box também é preciso pensar no colchão. Em geral, ele pode ser feito de espuma ou molas.

Colchão de molas

Em geral, o colchão de molas é mais macio que o de espuma e também mais durável. Dependendo dos cuidados, pode chegar até 12 anos de uso, aproximadamente. Existem dois tipos:

  • Bonnel: Sabe quando você se mexe e todo o colchão acaba tendo movimento? Esse é o colchão de molas Bonnel. Isso porque todas as suas molas são interligadas.
  • Pocket: Já esse tipo tem as molas ensacadas individualmente, o que evita o movimento do colchão com os movimentos dos usuários. O investimento é maior que ao comprar um colchão de molas Bonnel. Esse colchão é ideal para casais com muita diferença de peso, sono leve ou mesmo que se mexem muito durante o sono.

O colchão de molas, normalmente, é classificado em: macio, médio e firme. Neste caso, a escolha depende do que você achar mais confortável. Para garantir o conforto, é importante saber que o uso é indicado para pessoas de até 150kgs. Acima disso, o usuário deve investir em um colchão de espuma, que tem densidade por faixa de peso.

Colchão de espuma

O colchão de espuma tem menor durabilidade que o de molas: 6 anos. No entanto, em questão de preço, acaba sendo uma alternativa para quem não pode investir em um colchão de molas, que costuma ser mais caro (especialmente o Pocket).

Além disso, é um colchão indicado para pessoas dos pesos mais variados e que precisam de firmeza para um maior conforto. Ele tem a densidade indicada por faixa de peso. Para saber qual é a densidade mais indicada para você, basta consultar a tabela do Inmetro.

Algumas dicas ao comprar seu colchão:

  • Opte por revestimentos antialérgicos e antiácaros;
  • Sente no colchão para verificar se seus pés tocam o chão (esse é um ponto levantado pelos ortopedistas).

Parabéns! Agora você está pronto para analisar e comprar a melhor cama box de casal para você e seu companheiro(a). Lembre de sempre manter a atenção aos pontos aqui comentados.

Ah! Comente qual cama/colchão você tem hoje e qual está pensando em adquirir. Sua experiência pode complementar esse conteúdo e ajudar outras pessoas! 😉

Deixe um comentário