Como Escolher Apartamento: 6 Dicas Para Acertar na Compra

Vinicius Pestana

Como escolher apartamento

Muita gente por aí sonha em ter a própria casa, né? É natural querer se livrar do aluguel e ter um lugar só seu. Mas cuidado pra não se dar mal! Se não fizer um bom planejamento e pesquisar direitinho o imóvel, esse sonho pode virar um pesadelo. Por isso é muito importante estudar bem suas opções na hora de escolher o apartamento ideal.

Pensando nisso, separamos 6 dicas sobre como escolher apartamento certo, para evitar futuros arrependimentos. Confira:

6 dicas sobre como escolher apartamento certo

1) Localização

Saber como escolher apartamento bem localizado pode ser uma das coisas mais principais para quem está no processo de escolher uma nova casa. O “bem localizado” pode ser subjetivo: tudo irá depender do seu perfil como morador. Se você tiver filhos, por exemplo, a melhor opção é um local seguro, perto de alguma escola e de praças. Se for um jovem, talvez o mais indicado seja um bairro com mais opções de lazer e entretenimento.

Para aqueles que fazem utilização de trens, metrôs e ônibus é importante que o seu apartamento seja localizado próximo às paradas e estações. A proximidade de mercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais é um fator relevante a ser considerado. A conveniência de ter esses serviços próximos ao apartamento evita deslocamentos desnecessários.

Outro fator importante sobre a localização é em relação à acessibilidade. Se possível, faça a trajetória do futuro apartamento até seu trabalho; essa simulação te ajuda a perceber quais serão as suas necessidades em relação ao transporte púbico, ou qual será o tempo que passará no trânsito.

2) Segurança

Um simples passeio pelo bairro pode não revelar todos os seus aspectos e particularidades, não transmitindo uma visão completa da vizinhança. Para evitar imprevistos após a mudança, é fundamental investigar a região em diferentes momentos do dia, como à noite e nos finais de semana. Além disso, é recomendável realizar uma pesquisa sobre o bairro, verificando a incidência de crimes e acidentes de trânsito, por exemplo.

Conversar com moradores do prédio e outras pessoas que residam na região também ajuda a perceber se o local é ou não seguro. Se sentir que talvez o lugar não tenha a segurança que você espera ou que o perfil do bairro não condiz com a sua rotina de vida, procure outras opções de apartamento.

3) Incidência solar

Para muitos, esse ponto não é tão relevante. Porém, se você quiser um lar sem umidade e iluminado adequadamente, o ideal é um apartamento que seja voltado para o Leste. Apesar do investimento inicial mais alto, esses sistemas proporcionam um ambiente interno mais agradável e saudável, livre de umidade e com temperatura mais estável, especialmente durante as estações mais frias.

Por outro lado, apartamentos com fachada sul recebem menor incidência solar, o que pode comprometer a qualidade do ar interno e, em casos extremos, ocasionar problemas estruturais como infiltrações.

4) Valorização da região

Obras e construções próximas podem influenciar positivamente ou negativamente o valor do seu imóvel. A construção de shoppings, por exemplo, tende a aumentar o valor dos apartamentos na região. Por outro lado, o barulho constante causado por rodovias pode gerar incômodo e desvalorizar a área. É importante lembrar que esses fatores não apenas afetam o valor de mercado do seu apartamento, mas também a sua qualidade de vida.

5) Prioridade de espaços

Antes de aplicar as nossas dicas de como escolher apartamento, é fundamental identificar as suas necessidades mais importantes antes de planejar a sua casa. Imagine que você prefira pedir comida pronta e precise de um espaço tranquilo para estudar. Nesse caso, uma cozinha gourmet ocuparia um espaço que poderia ser melhor utilizado como um escritório. Defina quais ambientes são indispensáveis para a sua rotina e concentre seus esforços neles.

6) Pense a longo prazo

Ao buscar um novo lar, é frequente priorizarmos as necessidades imediatas, optando por imóveis que se encaixam perfeitamente em nossa rotina atual. Um exemplo comum é o solteiro que procura um apartamento com apenas um quarto. No entanto, essa escolha, a longo prazo, pode não ser a mais adequada. Se a intenção é construir um projeto de vida em um mesmo local, é fundamental considerar as possibilidades futuras e projetar como a vida poderá evoluir nos próximos anos. É importante equilibrar as necessidades do presente com a visão de futuro.

Gostou das dicas sobre como escolher apartamento?

Saber como escolher apartamento ideal é uma decisão importante que pode ter um grande impacto na sua qualidade de vida. Ao considerar os fatores acima, você pode aumentar suas chances de encontrar o imóvel perfeito para você!

-> Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como financiar a compra da sua casa!

Deixe um comentário