Crie pontes entre você e seus funcionários

Vinicius Pestana

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Criar ponte com Funcionários

Pontes, assim como relacionamentos, são construídas aos poucos, com toda atenção possível aos detalhes. Um ou dois cálculos errados podem fazer com que ela desmorone. Por isso, é preciso entender a importância da criação de relações fortes, estáveis e com uma base sólida dentro do ambiente de trabalho. É preciso, principalmente, compreender o potencial do capital humano para a sua empresa.

Existem vários fatores que auxiliam na construção de pontes entre você e seus funcionários. Se você é um líder, por exemplo, é preciso se capacitar profissionalmente através dos erros e acertos de sua equipe e conhecer a capacidade de cada um de seus subordinados. Outro fator essencial é o diálogo. E não somente sobre trabalho: conheça os desejos, interesses e sonhos de quem trabalha com você ou para você. É possível até mesmo descobrir uma habilidade que você nem sabia que ele possuía.

Enxergue oportunidades em seus funcionários, e aprenda a ouvi-los. Procure estudar os problemas deles. Essa atitude ajudará você a entender melhor os motivos se, em algum momento, a produtividade de um colaborador estiver em baixa. Quando isso ocorrer, uma boa conversa é um ótimo meio de motivá-lo a melhorar. E lembre-se: se os seus funcionários tiverem que ser criticados, faça isso em particular. Caso mereçam um elogio, não hesite nem mesmo um segundo para dá-lo.

Confira outros dois fatores que melhoram a convivência entre líder e funcionários:

Incentivar a proatividade

Atualmente, a proatividade é um dos elementos mais importantes dentro das empresas. Se você por um acaso possui um funcionário que se encaixe nesse perfil, não deixe de ouvir suas idéias ou exemplos. Muitas delas podem ter um bom potencial para serem aplicadas na atividade da organização. Essa atitude aumentará o respeito e a confiança de seu funcionário por você, e o motivará a dar suas opiniões aos superiores. Isso traz espaço para o crescimento profissional de ambos, bem como para o aperfeiçoamento do negócio.

Saber o momento de relaxar

O stress, a ansiedade e as preocupações do nosso dia a dia podem nos consumir muito facilmente. Uma parada de cinco minutos para um café no meio do dia e para debater acontecimentos do cotidiano pode ser muito eficiente, ainda mais quando se tem um projeto de alta importância em desenvolvimento. Procure saber dosar o tempo de ser trabalhar e o tempo de dar um descanso, para voltar às tarefas depois de limpar a cabeça. Livrar-se do estresse aumenta muito a produtividade.

Ao conseguir aprimorar o relacionamento com seus funcionários, você não apenas terá melhores resultados no final de um período de trabalho, como também uma equipe mais entrosada e mais forte para enfrentar os desafios da rotina empresarial.

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