O impacto na mobilidade urbana foi um dos principais pontos percebidos na gestão de frotas. Hoje, há um debate forte entre as empresas para encontrar soluções para a valorização do tempo e deslocamento em um cenário pós-crise.
Por isso, desde março de 2020, iniciou-se um período de adaptação de processos. Ou seja:
- repensar estratégias;
- aumentar o uso de ferramentas e soluções digitais para facilitar a comunicação e a operação;
- intensificar os cuidados de higiene em veículos e motoristas que seguem na ativa.
Agora, passados cinco meses desde o início dos períodos de isolamento e distanciamento social no Brasil, podemos avaliar quais práticas têm potencial para se manter e virar rotina no novo normal.
Sendo assim, quais são as tendências à vista para a gestão de frotas para os próximos anos?
1 – Digitalização dos processos
O uso de softwares, plataformas e aplicativos já era uma tendência na era da inovação antes, mas ganhou ainda mais importância para as empresas em 2020 por uma questão de sobrevivência no mercado em meio à crise.
E a tendência é que a digitalização da operação e dos processos da gestão de frotas continue acontecendo em desenvolvimento contínuo, à medida que a tecnologia avança trazendo melhores soluções para o nosso dia.
Estamos falando desde o uso de programas como Skype, Zoom e WhatsApp para facilitar a comunicação e manter o alinhamento da equipe, até softwares e plataformas de gestão de frotas, controle de abastecimento, manutenção da frota e combustível.
Esses recursos utilizam dados de telemetria e inteligência artificial para o gestor acompanhar a desempenho de veículos, reduzir custos e identificar problemas e soluções na rotina de tarefas operacionais.
Além disso, uma opção para gestão de frotas são os cartões. Por exemplo, o cartão de abastecimento, também conhecido como cartão combustível, são formas de controlar dados a partir do uso em transações.
Assim, tendo em vista que a tendência do mercado para o cenário pós-crise é a busca de maior produtividade e redução de custos, as soluções digitais continuarão cada vez mais relevantes.
2 – Profissionalização dos motoristas
Outra tendência que surge no âmbito da gestão de frotas para o mundo é a maior especialização dos profissionais.
Isso quer dizer que, no novo mundo que se apresenta, não basta que motoristas sejam bons no volante. O uso de soluções digitais que facilitam a rotina exige profissionais preparados para lidar com as novas tecnologias e ferramentas assertivamente.
Esta preparação pode ocorrer por meio de qualificação contínua por meio de cursos, palestras, webinars e até mesmo conteúdos digitais.
3 – Gestão do impacto ambiental
Na era globalizada, a ação de cada um tem papel cada vez maior para melhorar a sociedade e ajudar a mudar o mundo. Por isso, as preocupações com o meio ambiente e as mudanças climáticas já vinham sendo pautadas e continuam sendo uma tendência para o mundo.
Fazer uma gestão de frotas estratégica, adotando soluções que tragam maior consciência e impactos positivos para o meio ambiente, deve ser uma das prioridades dos gestores daqui para a frente.
E você já aderiu às novas tendências na gestão de frotas que ganharão ainda mais força no mundo pós-crise? 🙂
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.