Gestão de frotas: tendências de mercado para os próximos anos

Vinicius Pestana

Updated on:

Gestão de frotas

O impacto na mobilidade urbana foi um dos principais pontos percebidos na gestão de frotas. Hoje, há um debate forte entre as empresas para encontrar soluções para a valorização do tempo e deslocamento em um cenário pós-crise.

Por isso, desde março de 2020, iniciou-se um período de adaptação de processos. Ou seja:

  • repensar estratégias;
  • aumentar o uso de ferramentas e soluções digitais para facilitar a comunicação e a operação;
  • intensificar os cuidados de higiene em veículos e motoristas que seguem na ativa.

Agora, passados cinco meses desde o início dos períodos de isolamento e distanciamento social no Brasil, podemos avaliar quais práticas têm potencial para se manter e virar rotina no novo normal.

Sendo assim, quais são as tendências à vista para a gestão de frotas para os próximos anos?

1 – Digitalização dos processos

O uso de softwares, plataformas e aplicativos já era uma tendência na era da inovação antes, mas ganhou ainda mais importância para as empresas em 2020 por uma questão de sobrevivência no mercado em meio à crise.

E a tendência é que a digitalização da operação e dos processos da gestão de frotas continue acontecendo em desenvolvimento contínuo, à medida que a tecnologia avança trazendo melhores soluções para o nosso dia.

Estamos falando desde o uso de programas como Skype, Zoom e WhatsApp para facilitar a comunicação e manter o alinhamento da equipe, até softwares e plataformas de gestão de frotas, controle de abastecimento, manutenção da frota e combustível.

Esses recursos utilizam dados de telemetria e inteligência artificial para o gestor acompanhar a desempenho de veículos, reduzir custos e identificar problemas e soluções na rotina de tarefas operacionais.

Além disso, uma opção para gestão de frotas são os cartões. Por exemplo, o cartão de abastecimento, também conhecido como cartão combustível, são formas de controlar dados a partir do uso em transações.

Assim, tendo em vista que a tendência do mercado para o cenário pós-crise é a busca de maior produtividade e redução de custos, as soluções digitais continuarão cada vez mais relevantes.

2 – Profissionalização dos motoristas

Outra tendência que surge no âmbito da gestão de frotas para o mundo é a maior especialização dos profissionais.

Isso quer dizer que, no novo mundo que se apresenta, não basta que motoristas sejam bons no volante. O uso de soluções digitais que facilitam a rotina exige profissionais preparados para lidar com as novas tecnologias e ferramentas assertivamente.

Esta preparação pode ocorrer por meio de qualificação contínua por meio de cursos, palestras, webinars e até mesmo conteúdos digitais.

3 – Gestão do impacto ambiental

Na era globalizada, a ação de cada um tem papel cada vez maior para melhorar a sociedade e ajudar a mudar o mundo. Por isso, as preocupações com o meio ambiente e as mudanças climáticas já vinham sendo pautadas e continuam sendo uma tendência para o mundo.

Fazer uma gestão de frotas estratégica, adotando soluções que tragam maior consciência e impactos positivos para o meio ambiente, deve ser uma das prioridades dos gestores daqui para a frente.

E você já aderiu às novas tendências na gestão de frotas que ganharão ainda mais força no mundo pós-crise? 🙂

Deixe um comentário