Iluminação e ventilação natural: como valorizar os ambientes em um apartamento

Vinicius Pestana

Updated on:

Sala com luz entrando pela janela

Hoje as dicas é para quem quer melhorar a iluminação e ventilação natural do lar!

Isso porque, quem mora em apartamento geralmente tem mais dificuldade para captar a iluminação natural em comparação com quem vive em uma casa. Mas, apesar dos espaços serem reduzidos e limitados, existem alguns truques que favorecem o aproveitamento da luz solar.

Essa luminosidade é essencial porque apresenta várias vantagens tanto sustentáveis — pois economiza energia e colabora com a preservação do meio ambiente — quanto relacionadas ao bem-estar — por deixar o ambiente mais arejado e mantê-lo aquecido no inverno. E, inclusive, ajuda a combater fungos e mofo.

Saiba como exaltar a iluminação natural no apartamento:

Invista em vidro e acrílico

O vidro é o principal recurso que facilita a entrada de claridade no apartamento. Aproveite bastante esse material nas janelas e portas que separam o terraço do living.

Investir em móveis de vidro ou até de acrílico é uma boa alternativa porque não criam barreiras visuais e sua transparência reduz a sensação de volume — fazendo a área parecer maior.

Amplie o ambiente com cores claras

Priorizar cores claras nas paredes, piso e móveis facilita a irradiação da iluminação natural e dá um toque de decoração minimalista às áreas. Na hora de escolher os tipos de tintas, em vez de foscas, escolha matizes brilhantes, que facilitam a absorção da luz.

Em compensação, evite cores escuras e materiais muito pesados, como camurça e veludo, nas áreas sociais e privativas. Mas, se os móveis apresentam uma dessas características e não existe a possibilidade de trocá-los, você pode optar por repintá-los. Além disso, uma boa opção também é forrá-los com toalhas e tecidos claros. Isso já ajuda a suavizar esses elementos.

Agora, se o piso é escuro, uma solução prática é colocar tapetes claros — equilibrando essas duas tonalidades.

Priorize tecidos leves

É importante que os tecidos utilizados nos espaços sejam leves. Linho e algodão são os mais adequados para receber a iluminação natural e ainda transmitem sensação de amplitude no local.

Aposte em espelhos decorativos

Espelhos são verdadeiros aliados dos apartamentos, sobretudo quando este é compacto. Eles refletem a luz que vem das janelas e também fazem o lugar parecer maior. É possível utilizar modelos que ocupam uma faixa da parede ou aqueles que percorrem uma parede inteira.

Nas cortinas, use tecidos translúcidos

Nas janelas, o ideal é usar cortinas delicadas — permitindo a criação de mais luminosidade. Por isso, persianas são as mais recomendadas. Elas são mais suaves e refletem facilmente os raios de sol.

Outro motivo pelo qual as persianas também são úteis é que controlam a propagação da luz do sol no espaço, que em excesso pode aquecer demais o imóvel.

Mesmo vivendo em um apartamento, é possível valorizar a iluminação natural de forma simples e prática. O segredo está no uso dos acessórios clean, transparência e sempre privilegiar tonalidades claras.

Essa luminosidade combina muito com espaços integrados. Então se o imóvel é um studio, tem cozinha americana, living ampliado ou terraço ligado à área de estar, é uma excelente ocasião para destacar a luz solar e criar unidade entre os cômodos.

Deixe um comentário