Você sabia que estima-se que, no Brasil, cerca de 35 a 40 milhões de adultos tenham perturbações digestivas após a ingestão de um copo de leite de vaca¹? Muitas dessas pessoas podem ter intolerância à lactose e sequer saber. E você? Já sofreu com desconforto e cólicas abdominais associados à ingestão de lactose?
O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma condição digestiva que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Ela se caracteriza pela dificuldade em digerir a lactose, um açúcar natural presente no leite e seus derivados. Para a digestão e absorção completa da lactose, há necessidade de duas enzimas digestivas (lactase e amilase salivar). Quando o organismo apresenta deficiência da lactase, acontece uma má absorção da lactose, que provoca a intolerância a essa substância¹.
Quando se manifesta e quais são os sintomas?
A deficiência da enzima relacionada à digestão da lactose pode se manifestar após a infância, quando houver maior ingestão de leite e seus derivados (como queijo e iogurte). Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente, os mais frequentes são:
- cólicas abdominais
- distensão abdominal
- flatulência (gases)
- Diarreia
- Inchaço abdominal
- Náusea
- Vômito
Diagnóstico da Intolerância à Lactose:
O diagnóstico pode ser feito através de diversos testes, como:
- Teste de tolerância à lactose
- Teste de respiração com hidrogênio
- Teste genético
Como tratar
A intolerância à lactose pode apresentar uma resposta adaptiva à diminuição de ingestão de laticínios. Isso quer dizer que a lactose não pode ser curada, mas as crises e sintomas podem ser controlados. O tratamento consiste, basicamente, em excluir os alimentos que contêm lactose da alimentação.
Alimentos Sem Lactose:
- Carnes
- Frutas
- Vegetais
- Ovos
- Óleos
- Grãos
- Nozes
- Sementes
Alimentos com Lactose:
- Leite
- Queijos
- Iogurtes
- Sorvetes
- Manteiga
- Creme de leite
- Leite em pó
- Chocolate ao leite
Dicas para Viver com Intolerância à Lactose:
- Leia atentamente os rótulos dos alimentos
- Evite alimentos processados
- Cozinhe em casa
- Faça lanches saudáveis
- Leve sempre consigo lanches sem lactose
- Informe seus amigos e familiares sobre sua condição
Consulte um nutricionista para obter orientação personalizada - Conseguiu entender mais sobre o assunto?
A intolerância à lactose é uma condição comum que pode ser facilmente gerenciada com uma dieta adequada e algumas dicas simples. Seguindo as informações deste guia, você pode viver uma vida plena e sem preocupações com a intolerância à lactose.
Mas, lembre-se: Este guia é apenas para fins informativos e não substitui o acompanhamento médico profissional. Consulte sempre um médico ou nutricionista para obter orientação personalizada sobre sua dieta e tratamento da intolerância à lactose.
Não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre alergia alimentar.
Referência:
- Quilici FA, Missio A. Intolerância à lactose. Unidade Integrada de Gastroenterologia (Campinas); 2013.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.