O que é SEO e como aplicá-lo a minha estratégia de marketing?

Vinicius Pestana

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Pesquisa no Google

Aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google é como expor seus produtos e serviços em uma vitrine com milhões de espectadores. Mas você já pensou no que precisa fazer para chegar lá? É esse o objetivo do SEO, um dos campos mais conhecidos do marketing digital.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é a arte de colocar um site na primeira página do Google e outros buscadores. Isso quer dizer que existem várias técnicas que são utilizadas para fazer com que o robô do Google encontre o seu site, o considere relevante para uma determinada busca e o coloque em destaque. Ficou difícil? Vamos por partes então!

  • Robô do Google: é o mecanismo (programação) que rastreia os sites de cabo a rabo, analisando seu conteúdo e os classificando por ordem de importância para determinada palavra-chave.
  • Palavra-chave: são as buscas que as pessoas realizam diariamente no Google.
  • Relevância: é o quanto seu site contribui para o usuário que está com uma dúvida. Usando o exemplo anterior, o robô do Google entendeu que nosso post sobre materiais promocionais ajuda bastante as pessoas que estão procurando por este tema, então ganhamos mais “pontos” em relevância.

Como aplicar o SEO em sua estratégia: técnicas básicas

Algumas técnicas são muito comuns e mais fáceis de colocar em prática, inclusive você já pode ir pensando em melhorias em seu seu site com base nelas:

Otimizações com base em uma palavra-chave

Quase tudo gira em torno das palavras-chaves, pois elas são a ponte entre o usuário e o seu site. Por isso que o primeiro passo é escolher um termo específico para focar no conteúdo de cada página.

Por exemplo, um escritório de advocacia que queira aparecer para as buscas sobre “advocacia trabalhista” (palavra-chave) precisa dar foco em uma das páginas de seu site para esse termo em específico.

Para que fique mais fácil do mecanismo reconhecer para qual busca a sua página é mais relevante, a palavra-chave precisa estar, pelo menos, na(o):

  • URL;
  • Títulos;
  • Subtítulos;
  • Corpo do texto.

Dica: pesquisas de palavras-chave podem ser feitas no Ubersuggest, uma ferramenta bem intuitiva e gratuita.

Otimização das imagens do site

As imagens precisam ser compactadas, pois quando o arquivo é muito grande, influencia no tempo de carregamento do site. E sites que carregam devagar são avaliados negativamente pelo Google.

Então, antes de subir qualquer imagem em seu site, passe ela no TINY.png para deixá-la “mais leve”. Também, nomeie o arquivo no seguinte padrão: exemplo-de-nome-de-imagem. Sempre separe as palavras por traços e nunca coloque acentos.

Quer se aprofundar em SEO para imagens? Leia esse post no blog da Mateada.

Produção de conteúdo relevante

As pessoas procuram algo no Google porque estão com alguma dúvida, querem se aprofundar em algum assunto, comprar algo, entre outras necessidades. Ou seja: elas procuram por alguém (site) que as ajude nisso.

É por isso que o conteúdo é o centro de tudo, inclusive do SEO. Textos, vídeos e imagens são exemplos de como ajudar um usuário e ser relevante para ele. Quer um exemplo prático? Com esse texto aqui no blog, estamos ajudando você a entender o que é SEO 🙂

Links externos

Outra técnica que você já pode pôr em prática é conseguir links em outros sites para aumentar a popularidade do seu. Sabe aquela empresa parceira, fornecedor, cliente B2B? Não custa nada pedir para que eles incluam um link no site deles para o seu, naquela sessão de “parceiros”, por exemplo.

Outro jeito é o chamado guest post. Tente trocar conteúdos com blogs que você conheça, a fim de incluir um link para o seu site ao longo do texto.

Agora que você já sabe o que é SEO…

…é hora de seguir adiante nos conhecimentos sobre o marketing digital! Há vários conteúdos e cursos gratuitos que vão te ajudar a aprimorar suas habilidades cada vez mais. Para te ajudar nisso, separamos um post sobre Meta Tags para SEO. Boa sorte nessa caminhada! Vamos juntos 😀

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