Assim como a tradicional, a panela de pressão elétrica é usada para agilizar o preparo de alimentos que costumam demorar mais tempo para ficar prontos, como algumas carnes e grãos!
Veja alguns diferenciais da panela de pressão elétrica:
- Agilidade: prepara os alimentos em até metade do tempo em comparação ao modelo tradicional;
- Praticidade: existem funcionalidades que garantem facilidade para sua rotina, como timer, para agendar preparos futuros, e funções pré-programadas para o cozimento adequado de alguns alimentos específicos.
- Versatilidade: sabemos que você sempre pensa em feijão quando o assunto é panela de pressão, mas esse modelo vai bem além, preparando diversos alimentos e pratos com ou sem pressão;
- Segurança: muitas são as pessoas que possuem receio de usar panela de pressão por medo de acidentes. Com o modelo elétrico, o medo é passado, já que possui sistema de trava de segurança, válvula de alívio de pressão e outros recursos similares.
O que considerar ao escolher uma panela de pressão elétrica?
Tamanho e capacidade
O tamanho da panela deve ser proporcional ao tamanho da fome e da necessidade na sua casa. Para se guiar considere a tabela abaixo.
Controle: analógico ou digital?
A diferença entre esses recursos não afeta a principal função das panelas: preparo de alimentos mais rápido e com maior segurança que o modelo de panela de pressão tradicional.
O que acontece é que a panela com controle digital pode facilitar os processos de configuração e acompanhamento através do visor que marca o tempo de preparo. Além disso, possui opções extra de funções (como preparo pré-programado de alguns alimentos específicos, por exemplo, ou ainda o timer, que conta tempo de preparo só quando a panela pega pressão de fato).
Enquanto isso, a panela com controle analógico tem apenas um botão giratório para marcar a função desejada e o tempo de preparo do alimento. Além disso, não conta com a programação do início do preparo, e o timer conta o tempo de preparo como um relógio (o tempo corre quando você configura, não quando a panela pega pressão).
Ou seja, para quem não precisa de muitas funcionalidades e nem que a panela comece o preparo de alimento sozinha, enquanto não estiver em casa, o modelo analógico já supre a necessidade.
Já para quem realmente não tem tempo para cozinhar e quer programar a panela ao sair de casa de manhã, por exemplo, para chegar à noite e ter a comida prontinha, vale o investimento em uma panela com painel digital. Além disso, se você usa muito a pressão ou cozinha frequentemente, ter mais funções pode ser um grande diferencial.
Sempre digo que o jornalismo nasceu comigo. Desde pequeno sou curioso e investigativo, gosto de ir em busca da informação, de lutar pela verdade e de tornar a vida das pessoas melhor através das minhas palavras.