A importância do relacionamento interpessoal no trabalho

Isadora Padoa

Updated on:

Como seres sociáveis, manter relações com outras pessoas é inevitável. Estamos inseridos em um contexto social que nos exige a convivência e a comunicação com nossos familiares, amigos e colegas. Manter uma boa relação com familiares e amigos talvez não seja muito difícil, afinal, quase sempre nossa liberdade de expressão com eles é maior e menos cautelosa e nossa postura é receptiva a eles, sem fazermos esforços.

Já no campo profissional, alcançar uma convivência saudável no local de trabalho e sentir-se bem e satisfeito com o ambiente e os colegas é um grande desafio para a maioria das pessoas. A importância de mantermos um bom relacionamento interpessoal no trabalho e uma boa comunicação e convivência no com os colegas é diretamente proporcional à importância do sucesso da empresa.

Se não houver cooperação entre os funcionários, conflitos pequenos podem tomar grandes proporções e o rendimento empresarial pode decair. Sem bons resultados a empresa não cresce, e a insatisfação e a frustração de cada um só aumentam, o que perpetua a situação negativa.

Existem algumas maneiras simples para construir boas relações, aumentando a proatividade, a colaboração e, por sua vez, a eficácia dos esforços na empresa. O segredo é começar a mudança por você. Veja algumas dicas de como fazer isso.

Dicas para melhorar relacionamento interpessoal no trabalho

Existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho:

Seja amigável e educado

Amigável
  • Save

Deixar claro aos colegas que você o reconhece como um parceiro é muito importante. Seja receptivo e gentil: cumprimente os outros e mantenha o contato visual, assim você estará criando espaço para diálogos abertos.

Gentileza gera gentileza. Quando precisar ser firme e se impôr, faça isso com educação: ironias e grosserias não acrescentam nada.

Tenha humildade

Humildade
  • Save

Manter um ego inflamado não nos leva a nada. Seja humilde ao receber e ao fazer críticas, e lembre que as melhores são as construtivas.

Pedir ajuda a alguém também é uma boa forma de mostrar à pessoa que você não se acha perfeito, e ao mesmo tempo, abre espaço para que ela busque a sua ajuda ou opinião quando necessitar.

Aceite as diferenças

Diferenças
  • Save

Ninguém é igual ao outro. O que torna cada um de nós importantes são as nossas habilidades e características individuais. Tudo isso vem acompanhado de opiniões divergentes.

Não seja rude, mantenha a mente aberta a novas ideias e lembre que não existe uma verdade só. Expresse-se e respeite a liberdade de expressão dos colegas.

Pense antes de falar

Pense para falar
  • Save

Tome cuidado para não atrapalhar os colegas sendo inconveniente ao falar demais ou ao conversar em momentos inapropriados. Não espalhe fofocas ou pensamentos negativos.

Fofocas são sempre prejudiciais a alguém e quem a faz é normalmente visto como não confiável. Seja positivo: pessoas que acreditam na melhoria contagiam o ambiente. Palavras e atitudes que promovam bons pensamentos são fundamentais para tornar o ambiente leve.

→ Leia também sobre a proatividade no trabalho e saiba como se destacar entre os colegas.

Conclusão

Agora é só botar essas dicas em prática para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para você e seus colegas. As mudanças podem demorar um pouco, mas é importante manter o otimismo e não se deixar abalar! Ah, e se tiver alguma outra dica interessante, é só deixar aqui nos comentários.

Deixe um comentário

Share via
Copy link
Powered by Social Snap