A importância do relacionamento interpessoal no trabalho

Isadora Padoa

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Como seres sociáveis, manter relações com outras pessoas é inevitável. Estamos inseridos em um contexto social que nos exige a convivência e a comunicação com nossos familiares, amigos e colegas. Manter uma boa relação com familiares e amigos talvez não seja muito difícil, afinal, quase sempre nossa liberdade de expressão com eles é maior e menos cautelosa e nossa postura é receptiva a eles, sem fazermos esforços.

Já no campo profissional, alcançar uma convivência saudável no local de trabalho e sentir-se bem e satisfeito com o ambiente e os colegas é um grande desafio para a maioria das pessoas. A importância de mantermos um bom relacionamento interpessoal no trabalho e uma boa comunicação e convivência no com os colegas é diretamente proporcional à importância do sucesso da empresa.

Se não houver cooperação entre os funcionários, conflitos pequenos podem tomar grandes proporções e o rendimento empresarial pode decair. Sem bons resultados a empresa não cresce, e a insatisfação e a frustração de cada um só aumentam, o que perpetua a situação negativa.

Existem algumas maneiras simples para construir boas relações, aumentando a proatividade, a colaboração e, por sua vez, a eficácia dos esforços na empresa. O segredo é começar a mudança por você. Veja algumas dicas de como fazer isso.

Dicas para melhorar relacionamento interpessoal no trabalho

Existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho:

Seja amigável e educado

Amigável

Deixar claro aos colegas que você o reconhece como um parceiro é muito importante. Seja receptivo e gentil: cumprimente os outros e mantenha o contato visual, assim você estará criando espaço para diálogos abertos.

Gentileza gera gentileza. Quando precisar ser firme e se impôr, faça isso com educação: ironias e grosserias não acrescentam nada.

Tenha humildade

Humildade

Manter um ego inflamado não nos leva a nada. Seja humilde ao receber e ao fazer críticas, e lembre que as melhores são as construtivas.

Pedir ajuda a alguém também é uma boa forma de mostrar à pessoa que você não se acha perfeito, e ao mesmo tempo, abre espaço para que ela busque a sua ajuda ou opinião quando necessitar.

Aceite as diferenças

Diferenças

Ninguém é igual ao outro. O que torna cada um de nós importantes são as nossas habilidades e características individuais. Tudo isso vem acompanhado de opiniões divergentes.

Não seja rude, mantenha a mente aberta a novas ideias e lembre que não existe uma verdade só. Expresse-se e respeite a liberdade de expressão dos colegas.

Pense antes de falar

Pense para falar

Tome cuidado para não atrapalhar os colegas sendo inconveniente ao falar demais ou ao conversar em momentos inapropriados. Não espalhe fofocas ou pensamentos negativos.

Fofocas são sempre prejudiciais a alguém e quem a faz é normalmente visto como não confiável. Seja positivo: pessoas que acreditam na melhoria contagiam o ambiente. Palavras e atitudes que promovam bons pensamentos são fundamentais para tornar o ambiente leve.

→ Leia também sobre a proatividade no trabalho e saiba como se destacar entre os colegas.

Conclusão

Agora é só botar essas dicas em prática para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para você e seus colegas. As mudanças podem demorar um pouco, mas é importante manter o otimismo e não se deixar abalar! Ah, e se tiver alguma outra dica interessante, é só deixar aqui nos comentários.

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