Ar condicionado e decoração: como integrar o aparelho com praticidade e estilo

Vinicius Pestana

Updated on:

Ar condicionado na Sala

Com o clima brasileiro atingindo altas temperaturas nos dias de verão, ter um ar-condicionado em casa se tornou uma necessidade. Esses aparelhos mágicos deixam o ambiente fresquinho e agradável, porém nem sempre combinam com a decoração do espaço. Para resolver isso é necessário usar a criatividade para aliar conforto com a decoração da sua casa. Olha só essas ideias!

Tudo escondidinho

Quem realmente não quer que o ar-condicionado faça parte da decoração pode optar por escondê-lo. A ideia é super simples: basta mandar fazer, em alguma marcenaria, um armário ou estante para “guardar” o ar-condicionado e esconder sua tubulação.

Se quiser ainda mais discrição, é só acrescentar portinhas venezianas ao móvel. Detalhe: para não comprometer o rendimento do eletrodoméstico, é importante que as ripas sejam espaçadas e tenham, no máximo, 1 cm de largura.

Locais estratégicos

Ok, você não quer que o ar-condicionado atrapalhe a decoração, mas também não quer investir em um móvel para escondê-lo, e agora? Simples: abuse da criatividade e coloque o eletrodoméstico em locais estratégicos, onde não chame muita atenção ou destoe do resto da decoração.

No canto da parede, em cima do vão da porta ou alinhado com algum móvel, quadro ou estante são algumas das dicas. Nesse caso, o mais indicado é o ar-condicionado split, que fica bem próximo ao teto e tem um design mais clean. O ar-condicionado cassete também é uma ótima escolha, pois fica escondido no forro.

Ar condicionado de janela

Uma forma de fazer o aparelho passar despercebido é investir no ar condicionado de janela, também conhecido como ar de parede. São aqueles aparelhos instalados em uma abertura feita na parede, geralmente abaixo de janelas.

Quando ele não estiver em uso você poderá esconder o aparelho atrás de uma cortina, assim ele não irá interferir na sua decoração.

O modelo faz toda diferença

Atualmente, existem diversos modelos de ar-condicionado no mercado. Eles não diferem somente nas especificações técnicas, mas também no design. E para quem quer integrar o ar-condicionado ao ambiente, esses modelos diferentes são grandes aliados.

Então, a dica é: escolha um modelo que tenha uma cor similar à da sua parede, ou que combine bem com ela. Se a parede é clara, invista em um split branco mesmo. Se for preta, opte por um split escuro: já existem modelos nesse tom e que ficam super elegantes na decoração. Existem, ainda, modelos prata, espelhados e muito mais. Veja algumas dicas para escolher o melhor ar condicionado no link 🙂

Para quem se interessou por esses modelos diferentes, fica a dica: a linha Artcool, da LG, conta com um design digno de decoração.

E a condensadora?

A condensadora pode interferir na decoração, principalmente se ela for instalada na varanda ou sacada. Para contornar a situação é super fácil: é só investir em uma caixa de madeira ripada, igual a que foi indicada lá em cima. Assim, ela pode até servir de mesa lateral e ainda contribuir para a decoração do espaço. Legal, né?

Espero que essas dicas ajudem você a instalar os aparelhos de forma mais discretas, sem perder o conforto da climatização e sem interferir na estética dos seus ambientes. Até a próxima!

Deixe um comentário