Dor de cabeça no período menstrual: você sabe identificar?

Vinicius Pestana

Updated on:

Mulher com dor de cabeça causada pelo período menstrual.

Ah, que sorte a das mulheres que não sofrem no período menstrual! Irritabilidade, desconforto abdominal, inchaço e cansaço são alguns dos sintomas mais frequentes “naqueles dias”.

Você sabia que as dores de cabeça podem fazer parte dos sintomas do período menstrual? Consideradas mais intensas e muitas vezes acompanhadas de náuseas, são causadas pelos baixos níveis hormonais no organismo que ocorrem durante esse período.

A gente vai te ajudar a decifrar esse mistério dos dias tão chatinhos para as mulheres.

Por que ela ocorre?

As dores de cabeça recorrentes nesse período estão associadas ao baixo nível hormonal de estrogênio, que é um processo normal. Com a baixa desse hormônio, nossos vasos sanguíneos dilatam, o que provoca um maior fluxo sanguíneo e comprime as estruturas adjacentes, causando as dores de cabeça.

Quando ela tem associação com a menstruação?

Existem algumas controvérsias em relação ao período em que a dor de cabeça é considerada menstrual. Contando depois do primeiro dia de menstruação, alguns autores compreendem esse período entre uma semana antes e uma semana depois; já outros consideram apenas dois dias antes, e dois dias depois.

Você sabe diferenciar a dor de cabeça desse período das demais?

Na grande maioria dos casos, a dor de cabeça surge até o primeiro dia de menstruação. Uma característica específica desse sintoma menstrual é a dor ser latejante ou em pressão. Muitas vezes a dor é acompanhada de náuseas e/ou enjoos.

Como tratar esse tipo de dor de cabeça?

Usualmente ela pode ser tratada do mesmo modo que as outras dores de cabeça, apesar de ser reportada como mais intensa e menos responsiva aos tratamentos convencionais. Pode também ser tratada de forma específica, com uma terapia hormonal adequada. Mas fique atenta: nem sempre esses sintomas estão associados ao ciclo menstrual, podendo serem causados por outros fatores.

É recomendável consultar um médico antes do uso de qualquer medicação, e continuar com o acompanhamento caso a dor persista.

Deixe um comentário