Como ser um vendedor de sucesso

Vinicius Pestana

Updated on:

Vendedor de sucesso realizando atendimento ao cliente

Sua meta de vida é descobrir como ser um vendedor de sucesso? Então, provavelmente você já ouviu aquela história de que, no fundo, toda pessoa é uma vendedora.

Se você parar um pouco e pensar bem, verá que, sim, essa é uma afirmação verdadeira, afinal, todos nós (profissionais ou não) estamos tentando vender algo — seja uma ideia, uma imagem ou mesmo um produto.

Porém, existe uma linha que separa os vendedores de sucesso de todo o resto. Então, como ultrapassá-la?

A resposta é: analisando suas atitudes! Se você almeja ter sucesso na sua carreira como vendedor, comece tirando da cabeça aquela ideia antiquada de que um bom vendedor é quem vender qualquer coisa para qualquer um!

Se tem uma dica útil para vendedores de primeira viagem é que não dá para ganhar o cliente só na lábia e muito menos com discurso “pronto”. Hoje, os clientes esperam muito mais dos profissionais de vendas.

Estudar é fundamental para ser um vendedor de sucesso

Primeiramente, é muito importante que o vendedor conheça profundamente o produto ou serviço que está vendendo — e que o defenda como algo que adquiriu para si mesmo e recomenda.

Não existe nada mais desagradável do que um vendedor que sabe menos sobre o que está vendendo do que a pessoa interessada em comprar. Isso acontece muito, principalmente se você levar em conta que os clientes consultam o smartphone e pesquisam informações durante praticamente todo o processo de negociação e compra.

Portanto, aprofunde-se, estude sobre tendências e estratégias, pesquise o que os consumidores querem saber e esteja pronto para auxiliá-los. Não existe técnica de venda melhor do que tentar resolver os problemas do cliente!

Demonstre que esse é o seu principal interesse nessa transação, mais do que fechar a compra em si. Apenas com essas atitudes, você já começa a se destacar na sua área de atuação.

Mas, se você tem interesse em ser um vendedor de sucesso, é preciso muito mais! Abaixo, veja algumas características e condutas fundamentais em um vendedor de alto nível que você deve começar a praticar agora mesmo:

Tenha sempre um objetivo em mente

Na vida de vendedor, é muito comum trabalhar com metas, o que geralmente significa vender uma determinada quantia por semana ou por mês. Sabe o que um vendedor de sucesso faz quando atinge uma meta?

Inicia uma nova e não descansa até alcançá-la! Leve isso para a vida e coloque objetivos no seu dia a dia, seja no âmbito profissional ou pessoal — a satisfação de atingi-los é suficiente para mantê-lo sempre motivado.

Invista no atendimento personalizado

Cada vez mais é importante tratar e lidar com cada cliente como se ele fosse único. Eu sei que, especialmente no início da carreira, é comum agir como se estivesse seguindo um roteiro, com perguntas e respostas prontas.

Mas isso não é o que o cliente busca — afinal, ninguém gosta daquelas conversas forçadas e nada naturais. E para isso, é fundamental conhecer cada consumidor em potencial.

Quer saber mais? Veja nosso post sobre dicas de atendimento ao cliente!

Entenda o que o cliente quer

Pior do que não conhecer o que se está vendendo, é vender algo para a pessoa errada. Por isso, jamais force algo ou tente enrolar o cliente!

Faça o máximo de perguntas possível para conseguir conhecê-lo antes de vender, pois só assim você conseguirá identificar o que ele necessita e como ele pode ser beneficiado por aquilo que você está ofertando. Lembre-se: um bom vendedor soluciona problemas!

Seja organizado

Quem trabalha com vendas sabe como a rotina pode ser corrida. Muitas vezes você precisa viajar para atender clientes ou então atender diversas pessoas ao mesmo tempo. Portanto, organização é imprescindível.

Uma dica bacana é manter tarefas e compromissos sempre em dia através de aplicativos de gerenciamento no celular, carregando-os para onde for. Mas você pode fazer isso da forma que preferir — o importante é criar um sistema e mantê-lo atualizado!

Construa uma relação com o cliente

Não force a barra, não fique ligando toda hora e respeite o espaço do cliente. Deixe-o pensar e refletir, mas esteja sempre pronto para um follow up rápido e certeiro, pois nenhum consumidor gosta de ficar esperando resposta.

Trabalhe com foco em construir uma relação de longa duração, pois a confiança entre vendedor e cliente é muito valiosa e, com o tempo, ele passará a procurar você, naturalmente, para pedir indicações sobre novas aquisições.

Estimule seu cliente

É importante que a compra seja uma conquista para o cliente, portanto, se for usar a persuasão, utilize-a para mostrar como essa aquisição pode melhor sua autoestima ou mesmo facilitar sua vida.

Também esteja lá para apresentar caminhos seguros e consistentes para que o comprador não se arrependa depois — não há nada mais frustrante do que um cliente arrependido. Auxilie-o durante o processo de descoberta desse novo produto ou serviço.

Adapte-se!

Como dito antes, discurso ensaiado não funciona mais, portanto, a chave do sucesso é a adaptação. Não dizia Darwin que quem sobrevive não é o mais forte, e sim quem se adapta mais rápido?

Pois o vendedor de sucesso é aquele que testa novas estratégias e que está pronto para abrir mão delas assim que perceber que algo não está funcionando. Acima de tudo, é aquele que molda a sua abordagem de acordo com o cliente, priorizando seus interesses e dando um toque mais pessoal ao atendimento.

Para quem quer saber como ser um vendedor de sucesso, só tem um jeito: fazendo acontecer!

Deixe um comentário