Dor de cabeça ao acordar: de onde ela surge?

Lucas Silva

Dor de cabeça ao acordar

Tem dias em que a gente acorda nada bem, com dores no corpo, falta de disposição ou pior: com aquela dor de cabeça que atrapalha nossos afazeres.

Por que será que, às vezes, temos dor de cabeça ao acordar?

Por que temos dor de cabeça pela manhã?

As dores de cabeça podem surgir devido a diversos fatores e, assim como a dor pode afetar nosso sono, o contrário também pode acontecer: o sono pode influenciar no aparecimento da dor¹. Geralmente quando acordamos com dor de cabeça, estamos, na verdade, com a chamada cefaleia do tipo tensional. A dor é caracterizada por uma pressão na cabeça e pode ser desencadeada, principalmente, por distúrbios do sono ou dor miofascial (dor e rigidez muscular em pontos que podem desencadear a cefaleia tensional)².

Os distúrbios do sono, como ronco severo e apnéia do sono, podem ser o motivo da dor de cabeça matinal. Além deles, outro fator ainda mais comum que pode causar as dores de cabeça ao acordar é o excesso de sono. Alguns estudos apontam que apenas duas horas a mais de sono do que o necessário já são o bastante para desenvolver uma dor de cabeça tensional².

Já a cefaleia tensional causada pela dor miofascial é caracterizada por dor nos músculos da cabeça e pescoço. A maior causa para o seu aparecimento é uma má postura na hora de dormir², geralmente causada por não usar travesseiro ou, então, usar um muito alto.

Além disso, baixo nível de glicose, desidratação e hábitos parafuncionais (como o ranger dos dentes) são outros fatores que também podem desencadear a dor de cabeça matinal².

Para começar o dia bem

Que tal começar o dia já bem e sem dores? Confira algumas mudanças de hábito que vão te ajudar a driblar a dor de cabeça matinal:

  • Tenha uma boa noite de sono, sem dormir demais ou de menos. A média indicada é de 8h por noite, porém, cada pessoa tem uma necessidade diferente;
  • Não durma com travesseiro alto demais, nem muito baixo. O correto é que a altura do travesseiro permita que a cabeça fique da mesma altura que os ombros;
  • Mudanças na alimentação também são importantes para fugir da dor de cabeça ao acordar. Procure beber bastante água e evitar a cafeína²;
  • Exercícios de relaxamento são indicados, principalmente exercícios aeróbicos pois liberam endorfina – que são analgésicos naturais².
  • Se a dor de cabeça matinal for resultado de uma hiperatividade muscular noturna, o ideal é utilizar uma placa miorrelaxante (aquelas placas dentais que se coloca na boca antes de dormir), que irá ajudar a relaxar a musculatura e evitar a hiperatividade².

Leia também nosso conteúdo sobre dor de cabeça no período menstrual.


Referências:

  1. Yagihara F, Lucchesi LM, Smith AKA, Speciali JG. Primary headaches and their relationship with sleep. Sleep Sci. 2012;5(1):28-32.
  2. Varjão FM, Jorge JH, Nepelenbroek KH, Alencar Júnior FGP. Cefaléia, tipo tensional. Rev Saúde e Pesquisa. 2008 mai-ago; 1(2):185-191.

Deixe um comentário