Dormir com cachorro faz mal? Veja os cuidados que devem ser tomados

Vinicius Pestana

Updated on:

Cachorro na cama

Dormir com cachorro faz mal? Esse é um assunto que divide opiniões. Algumas pessoas adoram, outras proíbem terminantemente. O fato é que, independente da idade, seu cãozinho sempre vai querer dormir o mais pertinho possível de você, recebendo calor e proteção. Mas, afinal, dormir com cachorro faz mal?

Segundo Luiz Manoel de Amorim Nogueira Júnior, dono do Canil Toca do Jalapão e criador de cães da raça American Staffordshire Terrier, não existe uma conduta certa ou errada a respeito do assunto.

A decisão depende do quão confortável você e/ou o seu companheiro se sentem. Mas, de maneira geral, não faz mal dormir com pet. Existem apenas alguns riscos que podem ser precavidos com determinados cuidados:

Evitar acidentes durante a noite

Quando o pet ou os próprios donos têm sono muito pesado e agitado, alguns acidentes podem acontecer. Por exemplo, você pode acabar jogando o corpo por cima dele durante a noite, ferindo o animal.

Em outros casos, o cachorro pode ficar sobressaltado por um pesadelo e cair da cama ou machucar você. Nesses casos, o hábito não é muito recomendado.

Mas se você faz questão de dormir junto com seu pet, garanta uma cama com espaço amplo para ambos. Outra ideia é instalar uma rampa ou escada na extremidade da cama para facilitar a descida para ele quando for preciso.

Lembre também de cortar as unhas do animal para evitar arranhões e de se certificar de que ele fez as necessidades antes de ir para cama.

Cuidado com doenças e vacinas

Um dos principais riscos não só de dormir, mas de conviver com pets, é acabar contraindo alguma doença ou parasita do animal — como pulgas e carraptos. Por isso, é importante cuidar muito bem da saúde do bichinho.

Isso inclui ficar atento ao calendário de vacinação e vermifugação, que garante a prevenção de uma série de problemas que podem acometer os cães. Se o pet apresentar algum sintoma diferente, como tosse, espirro, diarreia etc, o indicado é suspender o hábito de dormir juntos por alguns dias.

Além disso, lembre de levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para fazer um check-up geral, incluindo exame de sangue e fezes.

Frequência de banho e tosa

Para que seu cãozinho possa dormir tranquilamente junto com você, é muito importante que ele esteja sempre limpinho e bem tosado!

Isso evita que o pet suje a roupa de cama e também que traga parasitas que possa ter contraído durante algum passeio na rua, preservando a saúde de ambos. Então jamais deixe de lado esse cuidado.

A frequência ideal de banho e tosa depende da raça, do tamanho e do tipo de pelagem que o cachorro possui. Você pode dar banho semanalmente em animais de pelo curto, por exemplo. Já nos de pelo longo, que demora mais a secar, o ideal é a cada 10 dias.

Porém, se você tem o hábito de levar o cãozinho na petshop, não precisa se preocupar em espaçar tanto a frequência. Nesses locais, os profissionais fazem a lavagem e a secagem adequada dos pelos do animal.

Conclusão

Dormir com cachorro é uma prática afetiva que faz bem tanto para o pet quanto para os donos. Por isso, não tenha medo de curtir esse momento junto com o seu cãozinho, mas lembre sempre de tomar os cuidados recomendados!

Acompanhe o flickr de Luiz Manoel de Amorim e fique sempre bem informado sobre o melhor para seu cão!

Deixe um comentário