E-commerce e redes sociais: quais estratégias usar?

Vinicius Pestana

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Carrinho de compras em cima do teclado

Além das estratégias de SEO, e-mail marketing e anúncios, as redes sociais vêm se tornado cada vez mais importantes entre as marcas e seu público: Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn são alguns exemplos de fortes aliados para diversos tipos de empresa. Outra estratégia que pode ser uma aliada é restringir o próprio conteúdo ao seu próprio nicho, por isso muitos se perguntam o que é restringir no Instagram.

Se você faz parte destas empresas que possuem e-commerce, saiba que as redes podem proporcionar um vínculo muito maior com os seus clientes, tornando mais fácil a escuta de críticas, elogios e sugestões dos usuários, ou seja, o aprendizado sobre os hábitos do consumidor ficaram um pouco mais fácil!

Mas então, quais são as estratégias que você deve ter com o seu e-commerce nas redes sociais? Confira as dicas que separamos que vão te ajudar a construir uma identidade mais positiva e usar as redes sociais a favor do e-commerce!

1 – Engajamento

As redes sociais (quando bem utilizadas) podem fazer com que um consumidor em potencial se identifique com o seu negócio. Se você souber se posicionar de forma clara e coerente com seus princípios, terá mais chances de atrair clientes dispostos a te acompanhar e marcar presença no seu e-commerce!

Por isso, nossa sugestão é: crie posts inteligentes e que interessem ao público-alvo da sua loja virtual. Dessa maneira, é mais fácil gerar um número maior de acessos ao seu site e criar uma ligação com os usuários.

2 – Social Commerce

Em lojas virtuais, não temos um vendedor à disposição, então que tal trazer para as suas redes sociais possibilidades de esclarecer dúvidas?

Ao invés de postar apenas anúncios ou promoções dos seus produtos, tome mais tempo para interagir com as pessoas. Proporcionar atenção individual já é um grande diferencial entre as marcas, e é algo muito bem recebido pelo público em geral. Transforme esses canais em espaços que fortaleçam a sua relação com o cliente!

3 – Conhecendo o consumidor

Pelas redes sociais é possível traçar um mapa das características comuns entre seus principais clientes, ou seja, segmentar melhor as campanhas de marketing.

Por exemplo: no Instagram você tem acesso gratuito a informações que mostram a faixa etária, sexo e até região do país em que os visitantes da sua página estão. Use esses dados a seu favor e esteja atento aos padrões de comportamentos dentro desse tipo de mídia.

4 – Ouvindo críticas

Você é daqueles que gosta muito de receber elogios? Pois saiba que são as críticas que mais farão o seu negócio crescer!

Alguns clientes podem reclamar da demora na entrega ou de defeitos nos produtos, por exemplo. Então, aprenda a ouvir e dar atenção a cada caso em especial.

Saber receber críticas e corrigir os erros é fundamental para fortalecer o relacionamento com os clientes. Faça das reclamações algo útil e, com a ajuda delas, otimize o seu trabalho!

5 – Conteúdo dinâmico e com qualidade!

Você já deve saber que ações pensadas para internet irão exigir um pouco mais de atenção com detalhes que atraiam o seu público específico. Quem acessa as redes sociais geralmente busca informação rápida, quase instantânea.

Então esqueça comerciais, anúncios ou campanhas que exijam a concentração das pessoas por um longo período. Uma ideia muito utilizada hoje em dia são vídeos dinâmicos e interessantes que ajudam a apresentar uma marca de forma sucinta, mas sem perder a qualidade!

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