Como escolher ventilador de teto: guia sem complicação

Vinicius Pestana

Updated on:

Ventilador de teto

O calor é um grande atrativo para curtir a temporada nas praias ou em sítios. Porém, nas regiões em que o verão se torna um calor insuportável, o melhor é recorrer a um ar-condicionado ou ao “bom e velho” ventilador de teto. Mas, como escolher um ventilador de teto?

Esses ventiladores, em geral, são opções mais versáteis e econômicas, ideais para seu apartamento ou casa, refrescando de forma uniforme qualquer tipo de ambiente. Diferente de outros modelos, como o ventilador de parede e o ventilador de mesa, que costumam arejar locais mais estreitos.

Critérios para escolher um ventilador de teto

Antes de mais nada, é de extrema importância definir bem os critérios para a realização da compra correta do seu ventilador de teto. Pontos como: espaço disponível, barulho emitido, durabilidade do aparelho e consumo de energia devem ser analisados prioritariamente.

Abaixo, um guia rápido e prático de como escolher um ventilador de teto para a sua casa:

Vazão e eficiência energética

As duas características que devem ser tratadas inicialmente sobre os ventiladores de teto são: vazão de ar e a eficiência energética, ou potência.

A vazão de ar é a quantidade de vento que o aparelho é capaz de ventilar em um ambiente por segundo. Sua medida de de mercado é o m³/segundo e quanto maior o seu índice, maior a capacidade do ventilador.

Abaixo, temos a necessidade de vazão recomendada de acordo com o tamanho do ambiente:

  • até 10 m²: vazão de ar de até 1,7 m³/s;
  • até 25 m²: vazão de ar entre 1,7 e 3 m³/s;
  • com mais de 25 m²: vazão de ar acima de 3 m²/s com possibilidade de instalação de outro aparelho.

Já a eficiência energética é o resultado da divisão da vazão de ar (m3/s) pela potência (Watts), resultando no total de vento que o ventilador é capaz de soltar no ambiente por cada watt consumido.

Quanto mais watts (W) indicados, mais forte é o motor da hélice. Entretanto, essa potência não pode ser considerada como a capacidade de ventilação. Faça o cálculo acima e você saberá quais índices o seu aparelho deve conter.

Número e tamanho das hélices do ventilador de teto

Uma dúvida muito comum sobre os ventiladores de teto, é: quanto mais hélices, mais potente é o ventilador?

De fato, ter mais hélices auxiliam na movimentação de mais ar, porém exigem maior potência do motor. Para não ficar na dúvida, sempre verifique a eficiência energética. Se ela for alta, pode comprar com tranquilidade um ventilador com mais de duas hélices.

O mesmo pensamento pode ser aplicado para a inclinação das mesmas. Quanto mais inclinada, maior a circulação do ar e maior exigência de potência do aparelho.

Com o tamanho das hélices, o cálculo precisa ser realizado acompanhando o tamanho do ambiente em que o ventilador de teto será instalado. Quanto maior o local, maior deverá ser a hélice. Abaixo, temos o diâmetro recomendado para determinados tamanhos de ambientes:

  • até 7 m²: hélices com até 90 cm de diâmetro;
  • de 7 à 13 m²: hélices de 90 a 110 cm de diâmetro;
  • de 13 à 21 m²: hélices de 110 a 120 cm de diâmetro;
  • com mais de 21 m²: hélices de 120 a 140 cm de diâmetro.

Distância recomendada entre o ventilador e o teto

Devido à posição em que o ventilador é instalado, a altura do cômodo é mais um fator importante a ser analisado antes da aquisição do equipamento.

Em alguns ambientes muito altos, é necessária a utilização de um extensor para que o ventilador não fique distante do local a ser ventilado.

Recomendações:

  • ambiente com até 274 cm de altura: 15 cm de distância do teto;
  • ambiente com até 305 cm de altura: 30 cm de distância do teto;
  • ambiente com até 366 cm de altura: 61 cm de distância do teto;
  • ambiente com até 427 cm de altura: 91 cm de distância do teto;
  • ambiente com até 488 cm de altura: 122 cm de distância do teto;
  • ambiente com até 549 cm de altura: 152 cm de distância do teto;
  • ambiente com até 610 cm de altura: 183 cm de distância do teto.

Melhores marcas de ventiladores de teto

O mercado de ventiladores de teto apresenta muita variação de preços e opções de marca. Então, a escolha da marca vai depender da faixa de valor que você está disposto a gastar. Pois, existem boas empresas que fabricam produtos mais acessíveis e outras que são dedicadas a tecnologias de ponta.

Para exemplificar, as marcas melhor avaliadas no momento, são:

  • Mondial;
  • Spirit;
  • Ventisol;
  • Arno.

O tempo de garantia também pode te auxiliar nesta questão. Sendo assim, produtos com garantia de até 1 ano podem te dar dor de cabeça em um futuro breve e, possivelmente, caloroso.

Já os produtos sem o selo de qualidade de Procel nota A nem podem ser considerados, já que o INMETRO analisa com cautela suas qualidades, resistência e consumo de energia. Para produtos importados, o selo de qualidade é o Energy Star.

Outros fatores e instalação do ventilador de teto

Para consolidar a sua pesquisa antes de escolher um ventilador de teto, consulte reviews de usuários e, se possível, visite algumas lojas para verificar a altura do ruído dos aparelhos. Uma dica é testar o ventilador na potência máxima por até 3 minutos.

Evite ventiladores com design muito sofisticado e cheios de apetrechos. Eles podem influenciar no barulho do ventilador e causar problemas técnicos. A opção com lâmpadas pode ser positiva, mas prefira os ventiladores que aceitam LED para evitar aumentos no gasto de energia.

Por fim, contrate um eletricista para instalar o seu ventilador. A fiação desses aparelhos é complicada e uma instalação incorreta pode gerar o seu mau funcionamento e aumento de ruídos.

Com todas essas dicas de como escolher ventilador de teto, você estará pronto para comprar um excelente produto, seguindo as suas necessidades e o tamanho do local que deseja ventilar. Boas compras e até a próxima!

Deixe um comentário