Móveis planejados para apartamentos pequenos: dicas e cuidados

Culturado

Updated on:

Móveis planejados

Mobiliar um apartamento pequeno para que o espaço seja bem aproveitado, sem perder a funcionalidade e mobilidade, pode ser um desafio. Uma opção muito buscada é o planejamento de móveis, principalmente para apartamentos pequenos.

A grande vantagem é que cada móvel é pensado e fabricado especialmente para harmonizar com o espaço disponível. Além disso, os móveis sob medida podem atender necessidades específicas do cliente, como peças multifuncionais, customizadas esteticamente, entre outras.

Antes de tudo: planejamento

Antes de qualquer coisa, você deve definir suas prioridades, considerando as necessidades em cada ambiente. Pense na sua rotina (e das pessoas que moram com você) e anote cada uma das necessidades e o que é preciso para atendê-las.

Por exemplo: é necessária uma escrivaninha no quarto ou o foco é totalmente em um roupeiro espaçoso para guardar suas roupas? É preciso espaço para roupas de cama ou você tem uma cama baú que permite guardá-las?

Isso vai garantir que o projeto seja voltado para te atender de maneira completa e não apenas para ficar bonito. Além disso, é mais fácil de evitar que você se distraia e solicite ao projetista o que não é prioridade.

Anote essas 7 dicas importantes

Vamos considerar alguns pontos que são importantes durante o planejamento dos seus móveis e a projeção dos espaços.

  1. Aproveite bem os espaços verticais. Isto é, móveis que utilizem os espaços até o teto. Assim você ganha espaço horizontal (chão).
  2. Mantenha o foco nos móveis que você traçou como essenciais e indispensáveis em cada ambiente.
  3. Agregar multifuncionalidade ao projeto (sua cama pode ter um gaveteiro embaixo, por exemplo) e modularidade (separação de um móvel em diferentes partes que se encaixam e que podem ser montados de várias maneiras, caso necessário).
  4. Revestimento espelhados para os móveis, principalmente em ambientes compactos, são valiosos para aumentar a sensação de espaço e amplitude.
  5. Cores neutras e claras são as mais indicadas para evitar a sensação de móveis pesados em ambientes pequenos.
  6. Prateleiras, gavetas e armários em cantinhos incomuns ou secretos é um ótimo recurso para aproveitar espaços que seriam inutilizados.
  7. Projete pensando nas possibilidades e planos futuros. Por exemplo: se você tem um quarto sobrando, mas a curto ou médio prazo pretende ter um filho, talvez não valha a pena investir em um escritório planejado nesse ambiente. É melhor deixar o planejamento de móveis para quando for montar o quarto do pequeno.

Ideias para cada ambiente do apartamento

Quarto

A cama pode ser planejada, principalmente se for uma cama de casal. Cuidado para manter a proporção do tamanho dela com o restando do quarto. Reserve um espaço de 60cm para a circulação em volta dela.

Outra dica para aproveitar espaço é embutir um gaveteiro ou baú na sua cama.

Cama de casa com gavetas embutidas
Pinterest

Já a cabeceira não deve ocupar muito espaço. Prefira as horizontais e mantenha a linha de altura dela baixa para aumentar a sensação de espaço/amplitude.

Cama de casal com cabeceira
Pinterest

Quanto ao roupeiro, as portas de correr também são ótimas para ganhar espaço de circulação em ambientes pequenos.

Roupeiro com portas de correr e espelho
Pinterest

Outros pontos sobre o guarda-roupa:

  • quanto maior for a porta e a abertura dela, melhor será de visualizar seu interior;
  • para divisão interna, faça uma relação de todos os itens do seu vestuário para dar ao projetista um número de gavetas, prateleiras, cabideiros ou nichos necessários para guardar organizadamente tudo;
  • gavetas com frentes transparentes facilitam a localização das peças;
  • muitas gavetas pequenas são melhores que poucas gavetas grandes (o sobrepeso das peças em gavetas grandes pode fragilizar a estrutura);
  • prateleiras muito espaçadas podem acabar não sendo tão úteis, já que muitas peças de roupas empilhadas tendem a cair e ficar bagunçadas.

Cozinha e sala de jantar

Para a cozinha, é importante pensar quais são os eletrodomésticos que precisarão de espaço no projeto. Exemplo: você vai ter o fogão tradicional ou um cooktop? Se optar pelo cooktop, ganha espaço abaixo dele, mas terá que encaixar separadamente o forno.

Cozinha e sala de jantar
Pinterest

Uma mesa de jantar abre-fecha ou mesmo uma bancada no lugar dela é uma ótima opção. É perfeita, principalmente, para projetos que integram a cozinha com a sala de jantar.

Bancada com banquetas vermelhas
Pinterest

Área de serviço

Para esse ambiente, uma máquina de lavar com tampa frontal é uma boa e permite fazer uma bancada acima, já que o tanque já vai exigir espaço no chão e na parede.

Área de serviço com máquina de lavar e tanque integrados
Pinterest

Essa ideia é boa, principalmente, para quem tem a cozinha integrada com a área de serviço.

Sala de estar

Para a sala de estar, nichos e prateleiras são ótimos para aproveitar espaços aéreos, o que libera espaço horizontal (no chão). O painel, por exemplo, pode já ter espaço para a televisão, livros, alguns itens de decoração e os eletrônicos.

Sala de estar com painel abaixo da TV
Pinterest

Para quem pretende ter um espaço na sala reservado para home office, uma bancada é uma boa pedida, tanto para trabalhar com seu notebook ou computador.

Sala de estar com bancada para home office
Pinterest

Sacada ou varanda

Para apartamentos com sacada ou varanda, fazer desse espaço uma área para receber visitas ou relaxar é uma boa para aproveitar melhor o ambiente.

Sacada com sofá para lazer
Pinterest

Para quem quiser, ela pode até virar a área de home office. Basta ter disposição de fechá-la com algum vidro, para os dia de chuva!

Sacada com espaço para home office
Pinterest

Na imagem, a área poderia ter sido bem melhor aproveitada com um planejamento de móvel para esse ambiente, fundamental para as sacadas menores. Fica a dica!

Banheiro e lavabo

O aproveitamento do espaço abaixo da bancada para a pia, cuba e torneira é essencial para banheiros pequenos. O uso de armários aéreos, nichos ou prateleiras também.

Banheiro com aproveitamento de espaço abaixo de bancada
Pinterest

Hall de entrada e corredores

Esses espaços que costumam ficar inutilizados e em um bom projeto planejado também podem ganhar novas funções. Uma parede livre pode ter uma bancada para estudo ou mesmo um bar, e por aí vai.

Hall de entrada com bancada e bancos
Pinterest

Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem. Qual delas lhe agradou mais? Tem alguma ideia para sugerir? Comente aqui!

Deixe um comentário