Motivação: 12 Dicas Para Aumentar a Sua!

Vinicius Pestana

Updated on:

Motivação

Nos dias de hoje, o mercado de trabalho concorrido, o dia-a-dia agitado e a falta de tempo são alguns pontos comuns da rotina de qualquer um. Por isso, alguns podem se sentir muito estressados, cansados e desanimados durante ou após um expediente. Esses problemas, sentidos na pele por tantos, podem ter como solução uma única palavra: a motivação. Mas, antes, vamos entender a fundo o que significa essa palavra e como melhorar esse quesito na sua vida.

O que é motivação?

É o processo que inicia, mantém e dirige o comportamento em direção a um objetivo. É uma força que nos leva a agir e a persistir em nossas tarefas, mesmo quando elas são difíceis ou desafiadoras.

Existem muitos tipos diferentes de motivação, mas alguns dos mais comuns incluem:

Motivação intrínseca: Este tipo é impulsionado por fatores internos, como interesse, prazer ou desafio.
Motivação extrínseca: Este tipo é impulsionado por fatores externos, como recompensas, punições ou aprovação social.

A motivação pode ser uma força poderosa em nossas vidas. Ela pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos, a superar desafios e a viver uma vida mais plena.

E quem acha que a motivação no âmbito profissional é apenas o salário está muito enganado. Diversos estudos mostram que, principalmente para quem está começando, um ambiente agradável e um chefe menos rígido estão acima do dinheiro na lista de agentes motivadores.

A falta de incentivo aos funcionários é um dos problemas mais graves dentro de empresas e organizações. Essa carência é uma das principais causadoras da instabilidade profissional, por exemplo.

Como aumentar a motivação?

Aumentar a motivação

Um dos métodos mais comentados atualmente é a automotivação. Ela envolve uma série de atitudes fáceis, que podem ser agregadas à rotina de qualquer pessoa. A proposta é aumentar a produtividade, a auto-estima e melhorar o humor de quem trabalha.

Então, se você anda se sentindo estressado ultimamente, aqui estão alguns conselhos de especialistas em automotivação:

  • Defina metas claras: Quando temos metas claras, temos algo para nos esforçar. Isso nos ajuda a manter o foco e a motivação.
  • Divida suas metas em etapas menores: Isso as tornará mais alcançáveis e menos intimidadoras.
  • Faça amizades na empresa: O relacionamento interpessoal ajuda muito a combater o estresse no ambiente de trabalho.
  • Crie um plano de ação: O que você precisa fazer para atingir suas metas? Faça uma lista de tarefas e prazos.
  • Evite distrações: Quando você está tentando se concentrar em uma tarefa, é importante evitar distrações. Isso significa desligar o telefone, fechar as janelas do navegador e encontrar um lugar tranquilo para trabalhar.
  • Tente fazer algumas pausas durante o expediente: Parar para tomar um café ou bater-papo por poucos minutos alivia a tensão de tarefas.
  • Tome a iniciativa: Seja na hora de escrever um relatório, buscar desafios ou resolver problemas, tomar a iniciativa é muito importante. Tomar a frente é um ótimo diferencial e pode trazer muita satisfação, tanto para você, quanto para seu chefe.
  • Recompense-se pelo seu progresso: Pode ser qualquer coisa: uma comida que você gosta ou algo que você queria há tempos. Essas pequenas recompensas ajudam a melhorar nosso humor.

Dicas adicionais

  • Encontre uma inspiração: Quem ou o que te inspira? Pense em pessoas que você admira ou em objetivos que você deseja alcançar. Isso pode te ajudar a encontrar a ânimo para agir.
  • Crie um ambiente positivo: Certifique-se de que você está cercado de pessoas e coisas que te fazem sentir bem.
  • Cuide de si mesmo: Faça exercícios, coma alimentos saudáveis e durma o suficiente. Quando você está bem fisicamente e mentalmente, é mais provável que você esteja motivado.
  • Seja paciente: A motivação não acontece da noite para o dia. Leva tempo e esforço para construir. Não desista se você não ver resultados imediatamente.

Conseguiu entender um pouco sobre motivação?

Conseguir motivação

Esses são apenas alguns dos tópicos abordados, mas não podemos esquecer que um ambiente de trabalho agradável é fundamental para todo funcionário. Também devemos lembrar de que todos temos dias difíceis, o que é preciso é saber lidar com eles.

Mudando poucas atitudes, é possível passar a acreditar mais no próprio potencial e melhorar nossa motivação e o dia-a-dia no trabalho.

Deixe um comentário