Pastilhas resinadas autoadesivas: como instalar + dicas de modelos

Vinicius Pestana

Updated on:

Pastilhas resinadas

Pastilhas resinadas autoadesivas são opções bonitas e funcionais para renovar sua cozinha ou seus móveis de um jeito prático. Uma ótima alternativa para fugir de toda a função e a sujeira causadas por uma reforma!

É uma vantagem também para quem mora em casa ou apartamento alugado e quer repaginar o ambiente, mas não pode fazer modificações permanentes no imóvel.

O melhor das pastilhas é que você pode colocar o material por conta própria, sem ajuda profissional, já que o processo é super simples. Acompanhe o post e aprenda como instalar pastilhas autoadesivas!

Comece pela limpeza

Antes de tudo, você precisa preparar bem a parede ou a superfície que vai receber a pastilha autoadesiva. O material não adere bem em superfícies sujas, rugosas e desniveladas.

Portanto, o primeiro passo é caprichar na limpeza. Passe um pano molhado ou um produto desengordurante em toda a superfície que vai receber o material e tire os objetos e eletrodomésticos que estiverem por perto.

Certifique-se de que o local esteja livre de manchas, gordura e obstáculos antes de começar o serviço de fato.

Calcule as medidas

O planejamento das peças é uma etapa fundamental para que a instalação das pastilhas adesivas funcione bem.

Então, assim que estiver tudo limpinho, utilize uma fita métrica ou uma trena para medir a área da parede ou da superfície onde o material vai ser colado. Depois, meça as dimensões de cada placa (ou consulte as informações do produto).

Com essas medidas à mão, calcule quantas placas serão necessárias para preencher toda a área desejada.

Talvez seja preciso fazer ajustes em algumas peças para encaixá-las corretamente nos cantos e nas extremidades do local. Nesse caso, utilize um estilete para fazer recortes precisos.

Hora da aplicação

Instalar as pastilhas autoadesivas é muito simples: basta demarcar o posicionamento da primeira placa, tirar a película protetora e encostá-la na parede, aplicando uma leve pressão.

A dica aqui é ter atenção especial nessa hora, cuidando para deixar a primeira placa bem retinha e alinhada. Afinal, depois de fixa, ela não pode mais ser removida.

A partir da primeira placa, o restante do serviço fica bem mais fácil. É só seguir a referência de alinhamento e continuar preenchendo a parede ou superfície.

Por fim, é só rejuntar!

Finalizada a aplicação, espere em torno de 24 horas para fazer o rejunte das peças. Depois de rejuntar, é só aguardar mais alguns minutos para você poder limpar a superfície.

Deixe tudo limpinho fazendo movimentos circulares com a ajuda de uma esponja. Se ainda assim restar algum resquício de sujeira, retire com um pano seco no mínimo 12 horas depois do rejunte.

Pronto, agora é só aproveitar a sua nova decoração de parede! Tudo muito fácil e com a menor produção de sujeira possível!

Ah, e você ainda não achou uma estampa que faz seus olhos brilharem, dê uma olhada nessas opções que selecionamos para você. Quem sabe você encontra exatamente a pastilha que queria? 🙂

Deixe um comentário