Qual o melhor combustível: gasolina, etanol ou GNV?

Vinicius Pestana

Updated on:

Bombas em abastecimento em posto de combustível

Etanol, gasolina aditivada, gasolina comum, GNV (gás natural veicular), gasolina premium… São muitas as opções para abastecer o seu carro! Tantas opções que fica até difícil escolher qual o combustível que mais se adequa às características e uso do seu automóvel.

Por isso, a seguir, nós trouxemos os pontos negativos e positivos, indicações e propriedades de cada combustível para ajudar você a decidir qual é o melhor para as suas necessidades. Confira!

Gasolina comum

É o combustível mais barato e, por consequência, também o mais utilizado pela maioria dos motoristas. É indicado principalmente para os condutores que possuem um carro popular, com motor de potência 1.0, e que circulam principalmente dentro de cidades.

Seu principal ponto positivo é o grande poder de combustão, o que aquece o motor mais rapidamente. Porém, por não possuir nenhuma forma de aditivo ou composição especial, a gasolina comum não acarreta nenhuma melhoria para o motor.

Com o tempo o uso frequente de gasolina comum acaba gerando resíduos no motor, o que aumenta seu consumo de combustível. Ela também produz mais poluição do que as outras gasolinas.

Gasolina Aditivada

Possui quase que integralmente a mesma composição da gasolina comum, com a diferença que a aditivada apresenta — como o próprio nome indica — o aditivo de detergentes e dispersantes.

Esse aditivo possui a função de evitar o acúmulo de resíduos no motor e remover a sujeira já presente nele. No entanto, quando consumida em exagero, ela perde sua propriedade de limpeza.

Por isso, a recomendação é que o abastecimento com gasolina aditivada seja intercalado com três a quatro abastecimentos com outra forma de combustível. Além disso, a gasolina aditivada possui um preço mais alto.

Gasolina Premium

Essa gasolina possui maior octanagem do que as outras, sendo a mais indicada para carros de alto rendimento e com grande potência de motor, como os esportivos, por exemplo. Ela proporciona maior rendimento e aproveitamento do motor.

Assim como a gasolina aditivada, ela também aumenta a vida útil de alguns componentes do motor e possui a capacidade de limpá-lo, porém é a gasolina mais cara de todas. Esse combustível possui uma finalidade mais específica, devendo ser usado somente em carros que demandam grande potência, do contrário, pode gerar mal funcionamento do motor.

Etanol

Por ser derivado da cana-de-açúcar ao invés do petróleo, o etanol é menos poluente do que a gasolina. Atualmente, além da versão comum, ele também apresenta uma versão aditivada, com os mesmos prós e contras da gasolina aditivada.

Porém, também devido à derivação da cana-de-açúcar, o rendimento do etanol é menor se comparado ao rendimento da gasolina.

Esse é o principal ponto negativo do etanol; portanto, o motorista deve sempre estar atento à relação custo/benefício de optar pelo álcool ao invés da gasolina (nisso se enquadra autonomia, diferença de preços, rendimento e potência do motor etc).

GNV

O Gás Natural Veicular (GNV) é o combustível mais puro do mercado, já que não possui aditivos ou variações, e também o menos poluente. Além disso, é o mais barato.

O GNV é encontrado nas mesmas jazidas de onde já se extrai o petróleo, e então é encanado e distribuído diretamente para os postos, o que dificulta alterações.

No entanto, é mais difícil encontrar postos com GNV fora das grandes metrópoles, o motor perde potência e torque, deixando o carro mais pesado – devido à presença dos cilindros que armazenam o combustível e isso também diminui o espaço disponível no porta-malas.

Pronto, agora que você já conhece cada tipo de combustível, suas qualidades e defeitos, usos mais indicados e contra-indicações, basta colocar todos esses fatores na balança e decidir qual o combustível que trará o melhor rendimento e custo/benefício para o seu carro.

Até a próxima!

Deixe um comentário