Quer saber quanto ganha um vendedor?

Vinicius Pestana

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Empreendedor de sucesso em reunião

Quanto ganha um vendedor? Bom, isso pode ser complexo. Afinal, umas das profissões mais antigas é também uma das mais relevantes para as empresas e flexíveis para os profissionais. Estamos falando da arte das vendas.

Isso porque, como cita um dos nomes mais marcantes do marketing e também um dos nossos autores favoritos, Philip Kotler, os vendedores são o elo pessoal entre a marca e os clientes — inclusive, para muitos deles os vendedores são a própria empresa.

Além dessa importância natural, os representantes têm um adicional: conseguem, conforme seus planos pessoais e de carreira, claro, unir mais de um modo para lucrar com suas vendas.

O complexo e abrangente setor comercial tem inúmeras possibilidades de ganhos. A propósito, como dissemos antes, a flexibilidade que um vendedor possui ao decidir como irá trabalhar dentro do setor define como aparecerão seus resultados financeiros ao final do mês.

Quanto ganha um vendedor?

Talvez essa não seja a pergunta mais adequada. No nosso ponto de vista, a pergunta deveria ser: quanto você está disposto a trabalhar para lucrar? Isso porque ser vendedor possibilita que você concilie a administração de duas, ou até mais, empresas — caso você opte pela representação de vendas.

Ou, ainda, como revendedor. Mesmo que em menor escala, ser vendedor comissionado permite que você delimite sua carta de clientes da forma que lhe favoreça mais, assim você pode ponderar e equilibrar seu tempo, seu esforço e mediar seu ganhos futuros muito antes do final do mês.

Uma maneira eficaz de entender como seus objetivos pessoais e profissionais podem estar alinhados a curto prazo é fazer uma lista de perguntas, das mais diversas, para compreender melhor suas perspectivas – comigo funcionou muito bem. Coisas do tipo:

  • Pretendo trabalhar quantas horas por dia?
  • Estou disposto a trabalhar no finais de semana?
  • Dependendo do setor que eu atue, quero participar e cobrir feiras e eventos?
  • Gosto de correr riscos ou prefiro a estabilidade?
  • Sou proativo e vou atrás de novos contatos ou meu perfil é mais para cartas de clientelas prontas?
  • Estou disposto a utilizar meu carro para percorrer cidades como autônomo ou prefiro que a empresa me forneça o que preciso para me movimentar?

Para que você enxergue essas possibilidades de forma mais palpável, vamos exemplificar.

Exemplo

Uma colega de trabalho iniciou a carreira como representante comercial autônomo, com uma única confecção de roupas. A marca era ótima, os tecidos eram duradouros e estilosos, mas os valores eram medianos. Por consequência, não eram o tipo de roupa que se vendia em qualquer loja, era necessário um tipo específico que vendia para um público com poder aquisitivo maior.

Foi aí que ela percebeu: se já ia, de comércio em comércio, para apresentar o mostruário completo daquela marca, por que não estender meu portfólio, adquirir mais pastas catálogos e aumentar minha carta de clientes? Foi exatamente o que ela fez.

Seis meses após iniciar a promissora carreira nas vendas, ela adquiriu representações de três outras marcas para levar a outros potenciais clientes — um ano e meio depois esse número tinha triplicado.

Obviamente, tudo ocorreu etapa por etapa, tendo sempre certeza que todas as empresas eram idôneas, que seus produtos tenham qualidade e que eu tivesse “braço” para comportar todas elas sem me perder no meio do caminho.

Uma das coisas que ela notou, entre tentativas, erros e acertos, é que você precisa compreender as opções e validar o que pretende para si. Ser vendedor é a arte de persuadir pessoas que querem, têm interesse ou precisam de um determinado produto que o momento de adquiri-lo é agora. Isso requer prática, mas também envolve dedicação para alcançar o sucesso.

Logo, é importante verificar o mercado e entender onde o seu perfil se encaixa melhor. Entre as várias opções, separamos três para que você valide qual melhor se ajusta às suas perspectivas e realidade.

Tipos de vendedor

Vendedor Comissionista: o salário recebido pelo vendedor por comissão é proporcional a quantidade de vendas efetuadas por ele durantes o mês. Nessa categoria existem dois gêneros diferentes: o puro e o misto.

Comissionista Puro: trata-se do profissional que, exclusivamente, ganha conforme seus fechamentos de vendas. Nesse caso, mesmo que ele não consiga finalizar um grande número de vendas, a empresa tem que pagar pelo menos um salário mínimo mensal ou o valor do piso salarial da categoria.

Comissionista Misto: aquele vendedor que recebe um valor de salário fixo e, além dele, o adicional das comissões.

Representante Comercial: a função do representante é, através de visitas rotineiras aos clientes, apresentar os produtos ou serviços da(s) empresa(s) em que atua, a fim de finalizar a venda. Embora você possa ser representante comercial de uma única marca, colocamos no plural porque é possível ser representante comercial autônomo. Aliás, essa é uma ótima forma de conseguir fechar uma venda com o cliente — ter mais frentes para atuar aumenta as chances de concluir um pedido com o estabelecimento.

Revendedor: embora também seja usado como outro nome para representante comercial, eu gostaria de lembrar que essa opção é ótima para quem tem boas relações com distribuidoras e atacados. Os revendedores compram produtos e revendem para comércios, empresas e estabelecimentos dos mais diferentes tipos. Inclusive, pode ser um meio de atuar junto à outra categoria de vendas.

Sem dúvidas que existem mais designações, nomenclaturas e categorias para profissionais que pretendem aumentar seus ganhos com a arte das vendas. Mas, esperamos que com as opções apresentadas você possa ter uma ideia de quão amplo e quantas são as possibilidades que os vendedores podem ter.

Apesar de não termos uma resposta fixa para quanto ganha um vendedor, esperamos que você tenha gostado do assunto. Além disso, que ele consiga dar o pontapé inicial para você aumentar seus rendimentos! E lembre-se que só há um jeito de chegar lá: fazendo acontecer!

As principais características do empreendedor de sucesso

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