As principais características do empreendedor de sucesso

Vinicius Pestana

Updated on:

Empreendedor de sucesso em reunião

A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão querendo entrar em um ramo de sucesso e se destacar dentre os demais de seu meio. Um dos principais conselhos e orientações dadas é que uma das características do empreendedor de sucesso é saber administrar o “negócio”. Também se fala muito sobre ter conhecimento sobre o mercado em questão e ser proativo e automotivado.

Pensando em como lhe ajudar a ser um novo empreendedor e fazer do seu negócio um empreendimento lucrativo, buscamos mais algumas ideias que possam lhe ajudar nesta nova empreitada. São características que a maioria dos empreendedores de sucesso adotaram e podem lhe auxiliar ou abrir sua mente para novos horizontes.

Saiba quando e como arriscar

É preciso que se tenha coragem para assumir um determinado tipo de risco. Porém, é necessário que haja um limite para que tudo ocorra bem: nunca investir todo o capital da empresa em apenas um projeto, por exemplo, é essencial para evitar não conseguir reerguer o empreendimento depois. É fundamental ter uma boa base de conhecimentos de estudo de mercado, estar atualizado nas notícias e saber quanto e onde investir.

Tenha conhecimento de gerência do negócio

Não basta ter o capital para o investimento: para ser um empreendedor de sucesso, porém, é preciso ser um bom gerente de negócios. E isso não quer dizer apenas dar ordens, mas também ter conhecimento de finanças e contratação de pessoal, deixando de apenas confiar na opinião de terceiros. Além disso, saber o básico sobre capital de risco, investimentos relativos, capital de giro e outros termos também é fundamental para uma boa gerência.

Organize-se

Não existe uma empresa com crescimento amplo que tenha um chefe desorganizado. O bom senso de organização é uma ferramenta a ser utilizada para que tudo flua mais rápido. Saber dividir tarefas é o essencial para poder, inclusive, identificar qual dos setores está com problemas em caso de crise. Saber gerir o empreendimento por etapas também é uma boa prática adotada pelos empreendedores.

Se você está procurando uma metodologia de trabalho para aplicar em sua empresa,
confira nosso post sobre o que é PDCA!

Tenha conhecimento de marketing

Esta, sem dúvida, deve ser considerada uma das melhores características do empreendedor, além de saber cuidar da imagem da empresa e dos funcionários. Em sua maioria, os gestores natos conhecem muito bem o assunto, mesmo que de forma empírica: mas nada que um bom curso ou livro não possam ajudar a desenvolver! Saber como se portar diante de decisões e como cuidar para que a empresa sempre esteja com uma imagem positiva na mídia são pontos importantes, por exemplo.

Interaja com as pessoas

Ter o dom da palavra leva o empreendedor a pontos mais elevados em suas negociações. O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é uma ferramenta muito valiosa para o chefe, pois ele precisa se fazer ouvir, ser respeitado e ainda ter os resultados esperados. Tudo isso é conseguido, basicamente, através de uma comunicação assertiva, clara e eficaz, que cria pontes entre o empresário e os funcionários. Interagir com as pessoas também é uma forma de abrir canais para encontrar problemas a serem resolvidos, bem como dar soluções que ainda não foram encontradas.

Tenha atitudes de iniciativa

Ter boas ideias sobre que fazer mas não tirá-las do papel é uma prática que pode prejudicar o andamento da empresa. Seja na vida pessoal ou no trabalho, ter iniciativa é uma das características do empreendedor mais importantes para permitir que planos se concretizem. Um empresário nato possui essa característica do empreendedor em seu sangue e, normalmente, acaba “empolgando” seus colaboradores com as ideias, fazendo com que todos também as abracem.

Deixe um comentário