Cômodo vazio: ideias do que fazer com um quarto extra

Vinicius Pestana

Updated on:

Cômodo vazio

Tem um quarto extra em casa? Existem diversas possibilidades incríveis do que fazer com esse cômodo vazio! Mas saiba que o segredo para garantir que esse ambiente realmente seja útil é pensar na sua rotina e necessidades.

Ter um quarto de jogos em casa pode ser muito divertido! Entretanto, se você costuma fazer muito home office, aproveitar o quarto extra para trabalhar em casa pode ser muito mais proveitoso e garantir bem mais qualidade de vida do que a primeira ideia, não concorda?

Então, a primeira coisa é: converse com quem mora com você e, juntos, decidam qual é a real necessidade de vocês. Listamos uma série de ideias bastante variadas para que, seja qual for o seu objetivo, você possa se inspirar!

Closet

Essa é uma ideia muito funcional para casais com bastante roupas e acessórios ou mesmo que vivem em apartamento com quartos realmente pequenos. Em um, se tem o conforto para descansar e dormir; no outro, o espaço e a organização necessária para guardar roupas e se vestir.

Há quem pense em um closet planejado. Mas se você ainda não tem filhos e pretende ter dentro de poucos anos, é importante pensar antes de investir no planejamento desse espaço: vale investir duas vezes (uma para o closet e outra para o quarto do bebê)?

Outra situação é caso você não tenha um orçamento tão alto para esse tipo de projeto. A saída, então, é fazer sem o tradicional planejamento de móveis (ou optar pela redecoração com móveis alugados).

Com gaveteiros e prateleiras ou nichos, araras e cabideiros, você já transforma seu quarto extra em um belo closet. Coloque um espelho grande para complementar o ambiente – de preferência que dê para ver o corpo inteiro – e pronto!

Cômodo vazio transformado em um closet simples, com araras e gaveteiros.
Fonte: Pinterest

Quarto de hóspedes

Essa ideia parece óbvia e nem sempre tão atraente quanto um quarto de jogos, mas se você costuma receber parentes ou mesmo amigos em casa com frequência, vale a pena considerar essa opção. Com uma cama de solteiro ou um beliche + cômoda + tapete, você já tem um cantinho funcional e aconchegante para seus hóspedes.

Quarto de hóspedes
Fonte: Terra

Biblioteca ou escritório

Para quem é apaixonado por livros ou trabalha e estuda frequentemente em casa, um espaço reservado para isso pode ser muito útil e valioso. A produtividade pode aumentar tendo um local apropriado e pensado para essas atividades, que muitas vezes exigem silêncio e concentração.

Uma estante ou mesmo algumas prateleiras somadas a uma escrivaninha e cadeira de escritório já são suficientes para criar esse ambiente e um cômodo vazio. Aos poucos você pode ir agregando mobílias que achar necessárias.

Sugestão extra: você ainda pode fazer uma mistura de escritório com quarto de hóspedes no seu quarto extra! Para isso, ao invés de cama, opte por futons. 🙂

Cômodo vazio transformado em um escritório que também é um quarto de hóspedes.
Fonte: Decor Fácil

Ateliê, sala de jogos ou sala de hobbies

Quem tem hobbies (música ou jogos, por exemplo) ou faz trabalhos artesanais (desenho e pintura, corte e costura ou similares) pode usar esse espaço para os momentos dedicados a essas atividades. Aqui, a escolha de móveis varia muito de acordo com o propósito da sala, mas uma boa dica é apostar em cadeiras design, que são versáteis, deixam o ambiente super estiloso e podem se adaptar a diversos usos.

Ateliê em casa
Fonte: GNT

Academia em casa

Já para quem costuma cuidar da saúde e gosta de praticar atividade física (ou quer começar), montar um espaço para a prática de exercícios em casa é uma ótima ideia porque economiza o tempo de ida e volta da academia ou parques.

Um espaço com corda de pular, um colchonete e esteira para abdominais, alguns pesinhos e caneleiras… Você ainda pode providenciar uma cama elástica (daquelas de jump) ou uma bola de pilates. Ter uma Smart TV para projetar do seu smartphone algumas vídeo-aulas ou mesmo clipes musicais pode ser útil também.

Se você tem um orçamento maior para investir nesse espaço, pode ainda comprar alguns equipamentos mais elaborados como esteira, bicicleta ergométrica ou até banco para supino.

Academia em casa
Fonte: Casa e Festa

Ufa! Essas foram nossas sugestões. E você? Como pretende aproveitar seu cômodo vazio? Comenta aqui embaixo! Até a próxima! 😉

Deixe um comentário