RGB ou CMYK: Quais as diferenças e como usar?

Vinicius Pestana

Updated on:

Sistemas de cores RGB e CMYK

Utilizados em criações de design, os sistemas RGB e CMYK são escalas de cores diferentes, cada qual para um fim específico. Basicamente o RGB é destinado a materiais digitais e o CMYK a impressões gráficas.

Mas quais são as principais diferenças entre os dois e qual é a escolha ideal para o seu caso? Acompanhe e saiba mais o RGB e CMYK.

O que é CMYK?

Do inglês, a sigla CMYK significa cyan, magenta, yellow e black (ciano, magenta, amarelo e preto). É uma escala de cores utilizada na criação de materiais com finalidade de impressão, como revistas, panfletos e cartões de visita.

Utilizando somente cores-pigmento, o CMYK trabalha com o chamado meio-tom, que é a disposição das cores em malhas formadas por pequenos pontos. Quando misturados, esses pontos criam uma ilusão de ótica, em que nosso cérebro identifica as cores a partir da disposição e tamanhos dos pontos.

Quanto mais você misturar as cores, mais próximas do preto elas vão chegar. Por essa razão, o CMYK é considerado um sistema subtrativo, pois você está subtraindo luz.

O que é RGB?

O RGB é uma escala de cores usada somente em meios que emitem luz, como monitores, celulares e televisões, ou seja, destinado ao uso nas peças digitais.

É considerado um sistema aditivo de cores, ou seja, ele utiliza as combinações de cores para produzir outras tonalidade, sendo capaz de criar até 16 milhões de tons diferentes! Diferente do sistema CMYK, quanto mais você misturar as cores, mais luz você estará adicionando, chegando mais perto do branco.

CMYK x RGB

O sistema RGB apresenta muito mais combinações de cores do que o sistema CMYK, isso porque o primeiro é formado por luz e combinações, enquanto o segundo trabalha apenas com pigmentos e é mais restrito.

Antes de começar um projeto é importante saber qual é o seu objetivo: mídias digitais ou impressão gráfica?

Tando clareza nessa resposta, você evita erros no fechamento do arquivo e alterações de cores indesejadas nos trabalhos impressos.

Pantone: Uma terceira escala de cores

Essa é uma escala de cores especiais. Existem guias que apresentam tais cores e seus respectivos códigos, referenciando a cor tanto no próprio sistema Pantone, como para os sistemas RGB e CMYK.

Essa escala é amplamente utilizada na indústria gráfica. Por serem cores especiais, as Pantones podem ter um custo maior em relação às outras escalas de cores.

Esperamos que agora tenha ficado mais fácil escolher a melhor combinação de cores de acordo com os seus objetivos! Até a próxima!

Deixe um comentário