Diferenças entre o Chocolate Industrializado e Artesanal

Vinicius Pestana

Updated on:

Tablete de chocolate ao leite

Preferência mundial e também considerado o “alimento dos deuses”, o chocolate é um dos doces mais antigos do mundo! A origem é incerta, mas há indícios de que seu consumo começou através de civilizações muito antigas.

A popularidade do chocolate cresceu bastante com o passar do tempo e hoje ele é consumido (e amado) por muitas pessoas, já que é um alimento que pode proporcionar muito prazer e satisfação.

No Brasil contamos com uma infinidade de fabricantes de chocolate, receitas e sabores, fazendo com que existam algumas diferenças no modo de preparo de cada um. Por isso, hoje podemos classificar o chocolate como sendo artesanal ou industrializado.

Mas afinal, qual a diferença entre os dois?

Entendendo os ingredientes

Com sabores que vão do tradicional ao excêntrico (como o chocolate com pimenta), esse alimento possui muita variedade. Porém, há ingredientes que não podem faltar para que ele fique do jeitinho que a gente gosta, sendo eles:

  • massa de cacau;
  • sacarose;
  • manteiga de cacau.

Além disso, aromatizantes e outros “temperos” também estão presentes, como leite, castanhas, passas, etc.

Aqui no Brasil, é determinado que qualquer doce com mais de 25% de cacau pode ser denominado como chocolate. O cacau é responsável pela textura, cor, sabor e durabilidade do chocolate, ou seja: quanto mais cacau, melhor a qualidade do chocolate!

Chocolate industrializado X artesanal

Agora vamos as diferenças entre o chocolate artesanal e o chocolate industrializado.

Primeiramente, uma indústria de chocolate de grande porte geralmente possui um controle de qualidade mais rígido e um processo de fabricação mais definido. Já o chocolate artesanal (ou caseiro) pode ser feito de diversas maneiras diferentes.

Normalmente, os fabricantes com marcas mais conhecidas no mercado confeccionam os seus produtos através de um processo bem industrializado, que gera um resultado muito semelhante na sua apresentação e sabor.

Já fabricantes artesanais utilizam o chocolate em barra derretido e “reendurecido” em moldes de acetato. Os chocolates gourmet, por exemplo, são um tipo de chocolate artesanal com maior qualidade que tem feito muito sucesso com o público brasileiro.

Produtores de chocolate artesanal tendem a ter mais atenção com a apresentação do produto, sendo um grande atrativo para quem não abre mão de cuidados com os pequenos detalhes.

Então, caso você opte entre o chocolate artesanal ou chocolate industrializado saiba que ele irá agradar tanto aqueles que buscam presentear alguém (como os chocolates em formato de corações para o Dia dos Namorados), quanto para consumo próprio.

Tudo irá depender da sua preferência, pois o chocolate sempre é uma ótima maneira de demonstrar o quanto nos importamos com alguém ou de adoçar um pouquinho o nosso dia!

Deixe um comentário