4 motivos para saltar de paraquedas

Lucas Silva

Updated on:

saltar de paraquedas

Muitas pessoas têm o desejo de vivenciar a experiência de saltar de paraquedas, mas não o realiza por uma série de motivos. O paraquedista profissional Humberto Siqueira Nogueira, que contabiliza mais de 1,7 mil saltos na carreira traz alguns motivos para encorajar quem deseja realizar esse sonho.

Saltar de paraquedas é seguro

“E se durante o salto, o paraquedas não abrir?”, pode ser um dos pensamentos que ocorra a você. Acontece que hoje em dia todos os paraquedas abrem de forma automática e contam com um dispositivo de segurança.

Caso o paraquedas principal não abra, o reserva é acionado. A abertura leva em média 4 segundos. Mesmo que você não salte com um instrutor e passe mal por algum motivo, o paraquedas irá abrir, acredite!

No Brasil, os saltos são realizados em 36 centros e escolas especializadas e habilitadas em todo o país. Confira aqui a lista dos locais selecionados pela Confederação Brasileira de Paraquedismo.

A sensação de saltar é única

Ninguém estará 100% preparado para realizar alguma coisa pela primeira vez. Mas você pode estar o mais preparado possível! Quanto mais você ler sobre o assunto e quanto mais perguntas fizer para o instrutor, maior será a sua sensação de segurança ao saltar.

O salto acontece a 4 mil metros de altura, a uma velocidade de 200 km/h. A queda demora em média 45 segundos. É tudo muito rápido, então aproveite de verdade!

Nos primeiros segundos, a queda acontece de forma acelerada, o que pode dificultar a respiração. Mas não se preocupe, que o seu corpo irá se acostumar rapidamente. Você estará tão focado no “passeio” que pode esquecer que o paraquedas vai abrir, então pode até estranhar a sensação de ser puxado para cima quando chegar esse momento.

Depois que o paraquedas abre, a descida pode durar cerca de cinco minutos. Se você estiver saltando com um instrutor, a orientação é colocar os pés para cima quando estiver próximo do solo. Neste momento, apenas aproveite a paisagem!

Superação do medo de altura

Muitos atletas ou até pessoas que praticam o paraquedismo por hobby acabam se viciando no sentimento de superação de desafios que o esporte proporciona. Entretanto, para as pessoas que têm medo de altura, o esporte pode ser uma forma de resolver o problema.

A sensação de frio na barriga ou tontura ao estar em lugares altos é o que caracteriza o medo ou fobia de altura. Um salto de paraquedas, realizado ao lado de um instrutor pode amenizar o problema, já que coloca a pessoa frente a frente à situação de risco.

Outra dica é enfrentar o medo de uma forma gradual, olhando para fotos de lugares muito altos, em um primeiro momento, ou entrar em contato com situações desafiadoras, como fazer uma trilha em uma montanha, antes de saltar de fato!

Você terá um ângulo privilegiado das paisagens

Paraquedista apreciando a paisagem
Belas paisagens. Fonte: Pixabay

 

Há diversos lugares, no Brasil e no mundo, que proporcionam uma vista única se você estiver saltando de paraquedas. Em janeiro, Humberto dividiu a sua experiência pessoal com o site Guia Viajar falando sobre quais os locais que mais marcaram a sua trajetória como paraquedista, desde que começou a saltar em 2012.

Apenas fique atento a algumas restrições para quem deseja saltar, de acordo com o Clube Escola de Paraquedismo de Boituva:

  • a pessoa deve ter mais de 14 anos;
  • deve pesar até 125 kg, para que o paraquedas funcione de forma 100% segura;
  • pessoas com problemas cardíacos ou hipertensão não devem saltar;
  • outros problemas de saúde como vertigens e possibilidade de desmaio, ou alguma fratura que tenha acontecido recentemente devem ser informados para o instrutor, para que ele avalie a situação.

E então, está convencido de que saltar de paraquedas pode ser uma ótima experiência?

Deixe um comentário