Maquiagem faz mal para a pele: mito ou verdade?

Vinicius Pestana

Updated on:

Mulher passando maquiagem

Se você gosta de usar maquiagem, com certeza já se perguntou se passar aquele “reboco” prejudica a pele. A resposta é talvez: se a maquiagem faz mal ou não, depende da maneira que você usa esses produtos e cuida da pele!

Todo tipo de make up faz mal em algum nível, já que ela obstrui os poros e, tanto para ser aplicada quanto retirada, precisa de umas esfregadas na pele – o que machuca o rosto. Mas há maneiras de minimizar esses probleminhas. Descubra como!

Quando a maquiagem faz mal?

Alguns hábitos e descuidos podem fazer com que a maquiagem faça mal à sua saúde. Entre os principais estão não retirá-la do jeito certo, não passar o primer antes de se maquiar, dormir com a maquiagem no rosto, emprestar seus produtos, não ter atenção ao prazo de validade, entre outros.

Abaixo você confere como evitar esses erros!

Aplique a maquiagem do jeito certo

Um dos principais erros é não aplicar e retirar a maquiagem do jeito certo. Antes mesmo de passar a maquiagem, é preciso limpar bem a pele e garantir que ela esteja hidratada. Então, faça todo aquele processo – demorado, é verdade – de passar o primer (creme pré-maquiagem), o corretivo para as olheiras e, só então, a base e a maquiagem propriamente dita.

Remova a maquiagem do jeito certo

E na hora de retirar todos esses produtos do rosto? Também existe todo um processo correto que cuida da sua pele e evita que ela acabe se machucando. É fundamental usar os produtos conhecidos como demaquilantes, que são feitos especificamente para retirar a maquiagem de forma saudável e efetiva.

Procure usar os demaquilantes (que podem ser lenços umedecidos, cremes, mousses, etc) não apenas específicos para o seu tipo de pele, mas também para áreas específicas do rosto, como cílios e bochechas.

Não durma com a maquiagem no rosto

Além de não aplicar ou retirar a maquiagem do jeito certo, outro problema é dormir com o produto no rosto. Isso é bastante prejudicial porque é durante a noite que a pele da face expele a sujeira acumulada nos poros. Ao dormir com a maquiagem, esse canal para “expulsar” as micro sujeirinhas do rosto fica obstruído, logo, elas se acumulam – isso causa oleosidade e, por consequência, o surgimento de cravos e espinhas.

Preste atenção no prazo de validade

Por fim, é preciso tomar cuidado com o prazo de validade da sua maquiagem. É comum que muitas mulheres não cuidem – ou até mesmo não saibam – do prazo de validade da make up. Usar produtos de beleza fora do prazo de validade pode causar irritação e até alergia na pele.

Por isso, tenha atenção à validade da sua maquiagem e a alguns indícios de que ela esteja vencida, como, principalmente, mudanças de cheiro, textura e cor.

Maquiagem envelhece a pele?

Se utilizada da forma errada, sim. Especialmente caso você durma com a maquiagem no rosto, esse hábito em longo prazo faz com que a pele perca viscosidade, ou seja, tenha mais rugas – e, por consequência, uma aparência mais velha.

Para evitar que a maquiagem envelheça a pele e até outros problemas, fique de olho nas dicas abaixo.

  • Não empreste sua maquiagem: Isso é bem comum, porém traz problemas, já que batom e rímel, por exemplo, podem transmitir doenças.
  • Não exponha sua maquiagem ao sol: Em contato prolongado com luminosidade e calor, os produtos podem trazer alergias.
  • Guarde a maquiagem fora do banheiro: A umidade do ambiente pode causar a formação de fungos nos produtos, e esses fungos, claro, prejudicam a saúde da pele.

Agora que você já sabe os cuidados a serem tomados para evitar que a maquiagem prejudique e envelheça a sua pele, confira outros conteúdos sobre beleza que podem te interessar! 🙂

Deixe um comentário